ícone whatsapp

Vereador Francisco quer estimular plantio de rama de mandioca em terreno baldio

12.05.2017 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O enorme vazio urbano existente em Campo Grande está motivando o vereador veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho (PSB) a pensar em transformar terrenos baldios, com o devido consentimento do proprietário, em áreas de plantio de rama de mandioca. “Branca ou amarela o consumo de mandioca pode ser comprovada na feira livre”, destacou , esperando contar com o apoio da Câmara para transformar em realidade essa ideia.

A mandioca possui muitas variedades e diferentes denominações de acordo com cada região do país, podendo também ser chamada de aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga são termos brasileiros para designar a espécie Manihot esculenta.

Trata-se de uma raiz rica em carboidratos, secularmente cultivada e consumida em larga escala praticamente em todos os estados da federação. A mandioca foi e ainda é um dos principais responsáveis pela nutrição de milhares de pessoas.

Por ser uma cultura de fácil manutenção, o plantio de rama de mandioca vai permitir que centenas de pessoas que atualmente estão desempregadas passem a prover o próprio sustento somente com a colheita do produto. “Ela (a mandioca) pode ser comercializada por quilo, caixa ou toda a produção no atacado”, destacou o vereador veterinário Francisco, acreditando que tal iniciativa ajudará no fortalecimento da agricultura familiar. 

Outro ponto observado pelo vereador veterinário Francisco é que “se transformando terreno baldio em área de plantio de rama de mandioca, a saúde pública terá como aliada um local limpo e sem a presença do transmissor da dengue, o Aedes aegypti”.

Assessoria de Imprensa do Vereador