ícone whatsapp

Vereador Professor André Luis cobra solução de mau-cheiro causado por frigorífico no Nova Campo Grande

17.05.2024 · 4:55 · Vereador Prof. André Luis

Clique na imagem para ver a galeria completa

Buscando soluções para o problema de mau-cheiro do frigorífico que afeta a população do Nova Campo Grande e da região do Imbirussu, na manhã desta sexta-feira (17), o vereador Professor André Luis esteve reunido com representantes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para deliberar quais serão medidas a serem tomadas.

Acompanharam a reunião os vereadores Zé da Farmácia, que é presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal, e Coronel Alírio Villasanti. Também estiveram presentes o presidente e a vice-presidente da Associação de Moradores do Nova Campo Grande, Robson Fernandes Nogueira e Fábia Britez.

O mau-cheiro é resultante do processo de produção de farinha de osso e se espalha para além do frigorífico por falta de manutenção no sistema de controle de odores, que tem a função de amenizar o cheiro da matéria orgânica.

Como medida imediata, o IMASUL vai notificar a JBS por meio de ofício para que sejam feitas as correções necessárias no sistema para a redução do cheiro. Além disso, a empresa precisa realizar um plano de manutenção periódica nos equipamentos para evitar que o problema retorne.

Os técnicos do Instituto explicaram que o sistema de controle de odores precisa de um projeto altamente específico e o equipamento precisa ser importado do Canadá. Assim, o prazo estipulado atende à complexidade da operação, mas, também, prioriza a resolutividade do problema.

A JBS será notificada para que a fiscalização e monitoramento do cheiro seja mais intenso para garantir que as adequações sejam cumpridas, evitando danos ambientais e de saúde para a população.

O encontro é consequência de um encaminhamento feito durante a audiência pública realizada em abril para tratar do assunto.

Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador