ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro emociona comunidade com apresentação do Corredor Cultural e Gastronômico de Tia Eva

21.05.2021 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

“Estou emocionado em ver a comunidade reunida em prol de um sonho e fico feliz em provocar esse sonho, que é nosso papel. O Corredor Cultural e Gastronômico de Tia Eva é uma realidade, pois está vivo em nossos corações e temos apoio necessário para que muito em breve possamos entregar para Campo Grande seu novo ponto turístico e cultural”.

Com essas palavras o vereador Ronilço Guerreiro finalizou sua apresentação na noite de ontem, quando esteve na Comunidade Quilombola de Tia Eva entregando o projeto do Corredor Cultural e Gastronômico elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (SEDESC), que esteve representada pelo secretário Rodrigo Terra e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), que também participou do evento com Max Freitas, responsável pela pasta.

“Vamos mostrar para o Brasil que nossa cultura é viva e essa comunidade respira dança, música, alegria. Queremos trabalhar o empreendedorismo feminino, ajudar em formação através de cursos e coloco meu gabinete à disposição para começar a organizar as cooperativas. Esse é um projeto desafiador, mas não é do vereador Ronilço, do prefeito Marquinhos Trad, mas sim da comunidade. Estamos apresentando um esboço, mas é hora de pensar juntos e construir juntos, pois só assim teremos êxito”, comentou Guerreiro.

Rodrigo Terra, que comanda a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (SEDESC), disse que se trata de um projeto que tem tudo para dar certo. “Eu frequento essa comunidade há muitos anos e sempre que passava por aqui pensava que faltava algo e, quando recebi o projeto do Ronilço, pensei na hora que era isso, um centro cultural. Eu disse pra ele que esse projeto não encontra resistência e que todos que receberem vão ajudar, pois se trata de uma parte de nossa história”, comentou Terra.

O secretário complementou dizendo que o prefeito sinalizou que fizesse de tudo para que o projeto tivesse sequência. “O Marquinhos quando recebeu do Guerreiro o projeto já me ligou e pediu uma atenção especial, pois todos nós sabemos que não se trata apenas de uma melhoria para a comunidade, mas sim para a cidade. Quem ganha é Campo Grande”.

Responsável pela Cultural da Capital, Max Freitas disse que já pensa no Corredor Cultural no itinerário do City Tour. “Estamos nos reorganizando com o City Tour e podem ter certeza que essa comunidade está inserida. Queremos trazer as pessoas para verem a riqueza cultural que nós temos aqui”.

O projeto, que está sendo construído pela comunidade em conjunto com o poder público por intermédio de Guerreiro, tem o intuito de ser um ponto de valorização histórica e cultural da comunidade, criar espaços de lazer para o incentivo do comércio local, encontros culturais e eventos, incentivar a produção local por meio de feira fixa para venda de artesanatos, alimentos e demais produtos desenvolvidos pela comunidade, além de criar um espaço turístico onde a própria comunidade transmita suas tradições e costumes.

“Também me emocionei com essa oportunidade de mudar a vida de nossa comunidade. Como presidente vejo que essa melhoria entrará para a história e agradeço o vereador Ronilço por comprar nosso sonho e nos ajudar a torná-lo realidade”, ressaltou em sua fala o presidente da comunidade, Ronaldo Jefferson.

O evento contou ainda com o Padre Idenilson Lemes, Pró-reitor de Pastoral da UCDB, o professor Roberto Figueiredo, do Conselho Estadual de Políticas Culturais, entre outras autoridades e membros da comunidade, como Sérgio Antônio da Silva, conhecido como Sr. Michel, bisneto de Tia Eva e uma das figuras  históricas da comunidade.

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador