ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro cobra mais vagas nas Emeis e convida representante do Sesc para apresentar Raio X da situação em Campo Grande

13.11.2023 · 2:42 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro há muito tempo tem demonstrado preocupação com relação às vagas das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), principalmente com as unidades que não foram entregues e as prometidas que nem saíram do papel, como é o caso da EMEI que já deveria estar funcionando no antigo clube Surian. Para falar sobre o problema da falta de vagas, principalmente na região central e norte, Guerreiro convidou o diretor de Planejamento e Finanças do Sesc-MS, João Vicente dos Santos Júnior, para falar sobre o tema.

“Temos empresas que nos demandam educação na primeira infância, principalmente escolas para crianças de 0 a 3 anos. Fizemos uma pesquisa para entender a quantidade de mães comerciárias que tínhamos para isso. Nos deparamos com mais de 20 mil mães comerciárias que ganham até 3 salários mínimos e dependem de vagas em creches e escolas de educação infantil”, apontou.

João aproveitou para pedir apoio da Casa de Leis para resolver a situação, inclusive destacou que atualmente 234 instituições oferecem vagas para 0 a 3 anos, atendendo pouco menos de 18 mil crianças, enquanto 8 mil ainda buscam uma vaga. “Precisamos de um apoio de vocês vereadores. O SESC é uma força propulsora do desenvolvimento econômico e é importante discutirmos as necessidades desse público”, seguiu.

Guerreiro destacou que constantemente é abordado pela população em busca de informações sobre vagas nas Emeis e lembra que havia a promessa da construção de uma grande Emei no antigo Clube Surian, mas que nunca saiu do papel. “Todos nós sabemos da dificuldade que é encontrar uma vaga nas Emeis e, na maioria das vezes, quem tem essa dificuldade é a mãe que nem tem com quem deixar o filho enquanto sai para trabalhar. Mas o que me chama a atenção são as promessas de obras que nunca saem do papel, como é o caso dessa do Surian”, comentou o vereador.

Ronilço relembra que o espaço já teve até orçamento fixado na casa dos R$ 7,5 milhões, licitações abertas, mas nunca o município tem uma posição sobre a situação. “Essa é mais uma daquelas obras do gerúndio: estamos vendo, estamos orçando, estamos planejando, estamos licitando. É hora de apresentar saídas para os problemas, as pessoas estão cansadas de esperar e não aguentam mais viver de promessas”.

O presidente da Câmara Municipal, Carlão, pediu para que se forme uma comissão para acompanhar as vagas das Emeis e Ronilço Guerreiro fará parte desse grupo com outros vereadores.

Assessoria de Imprensa do Vereador