ícone whatsapp

Com início da campanha Setembro Amarelo, Ronilço Guerreiro destaca a importância das ações de prevenção ao suicídio

01.09.2023 · 1:52 · Vereador Ronilço Guerreiro

Ronilço Guerreiro é psicólogo, palestrante na área motivacional e fundador do grupo Psicólogos com Amor que teve atuação importante durante o período crítico da Pandemia da Covid 19. Iniciando o mês de setembro, ele ressalta a importância da campanha Setembro Amarelo, que visa ampliar a discussão e criar ações de Combate e Prevenção ao Suicídio.

A campanha é um movimento nacional e foi realizada pela primeira vez em 2014, sendo que neste ano o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Não só na Capital, mas em todo o todo território nacional várias ações e atividades já estão sendo desenvolvidas.

“Como psicólogo recebo muitas pessoas pedindo ajuda e não muito longe, até dentro da Câmara já fui procurado por servidores e até vereadores. Eu costumo dizer que as pessoas que estão com algum problema emocional normalmente dão algum sinal, por mais simples que seja, por isso precisamos estar atentos. Temos que ter conscientização que ninguém quer se matar, as pessoas querem matar uma dor que estão carregando”, destacou.

Guerreiro ressalta que o acesso aos psicólogos pode ajudar muito nos momentos de dor. “Criamos um projeto recente aqui na Câmara que oferece aos servidores atendimento psicológico e estamos lutando para que as escolas do município possam ter a presença desse profissional. Importante empresas e instituições públicas entenderem que oferecer esse apoio, além de ser um gesto de empatia, é uma forma de melhorar a performance das pessoas, pois se estão com a cabeça boa, tudo flui melhor”.

“Essa é uma discussão que precisa ser permanente, pois o cuidado com a cabeça é diário. Precisamos reforçar o debate em torno da prevenção, pois saúde mental é um problema sério e temos que ter cuidado e um olhar atento. Às vezes um problema com amigos, um relacionamento mal resolvido, questão financeira, ou um ambiente de trabalho tóxico são situações que podem desencadear uma série de problemas emocionais. Se não estiver bem, busque ajuda”, complementou o vereador.

Assessoria de Imprensa do Vereador