ícone whatsapp

Pela preservação do patrimônio histórico, vereador solicita conserto do Relógio Público Municipal

29.03.2017 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Na sessão ordinária desta terça-feira (28), o vereador Otávio Trad (PTB) leu em Plenário indicação mais que especial, solicitando o conserto do Relógio Púbico municipal, popularmente conhecido como “Relógio da 14”.

O monumento foi construído, em 1933, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, em frente à Praça Ary Coelho, e logo se tornou ponto de encontro de políticos, artistas e da população campo-grandense. O “Relógio da 14” virou um marco de democracia na cidade e no Estado, pois foi cenário para uma série de importantes manifestações populares.

Entretanto, a história do relógio teve uma interrupção na década de 1970. O monumento histórico foi demolido pela Prefeitura de Campo Grande sob alegação que isso resolveria problemas de trânsito.

Felizmente, em 1999, por iniciativa dos rotarianos, foi construída uma réplica do relógio no cruzamento da Avenida Afonso Pena com Rua Calógeras em homenagem aos 100 anos de emancipação política de Campo Grande, mas desde 2013, o relógio não marca as horas, pois está quebrado.  Por isso, o vereador solicitou, por meio de indicação, conserto urgente desse que é um patrimônio histórico da cidade.

“O relógio é símbolo da democracia do povo sul-mato-grossense e merece ser preservado. Hoje, infelizmente, não está funcionando, por isso faço essa indicação para que nós vereadores possamos resgatar os monumentos históricos da nossa cidade, que fazem parte da construção de tudo aquilo que hoje conhecemos e é nosso patrimônio.”

Heloísa Lazarini

Assessoria de Imprensa do Vereador