ícone whatsapp

Vereador Odilon de Oliveira participa do evento Palmares Itinerante e anuncia audiência publica para tratar de questões do Movimento Negro

14.03.2017 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

Na manhã desta terça-feira (14) aconteceu pela manhã o evento Palmares Itinerante que recebeu o presidente da Fundação Cultural Palmares e o Secretário Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo Junior. Diversas autoridades também estiveram presentes, dentre elas deputado estadual João Grandão (PT), subsecretário de Direitos Humanos Ademar Vierra Junior (PSD), vereadora Cida do Amaral (PTN) e o vereador Odilon de Oliveira (PDT).

Em um espaço para ‘dar voz’, representantes da sociedade civil, de comunidades quilombolas, dos movimentos negros e de mulheres negras, da capoeira e de comunidades de matrizes africanas de Mato Grosso do Sul se uniram para debater sobre a construção de políticas públicas.

Nessa esfera, o vereador Odilon de Oliveira acredita que a fundação produz um grande impacto nas matrizes africanas e que o debate tem que chegar a todos os outros setores. “Fico muito feliz de ver essa casa cheia, e devemos lotar também outros espaços, principalmente no setor público. Com políticas que possam atender a demanda de vocês”, declara.

Já aproveitando o ensejo Odilon, juntamente com a vereadora Cida do Amaral, propôs uma audiência pública para tratar das reivindicações do Movimento Negro. O vereador ainda enfatiza ,“Precisamos entender as reais necessidades do grupo para podermos efetuar ações eficazes. Que o discurso não seja mais só bonito, que ele venha acompanhado de atitudes!”

Para o organizador do evento, Pedro Gaeta, o momento é oportuno para dialogar com as organizações públicas. “A pretensão do evento é poder conversar com o palmares e com as instituições governamentais. A gente trouxe tudo que é raiz do Movimento Negro, numa casa de candomblé, justamente para acabar com o preconceito enraizado na população”, explica.

Esteve presente também a fundadora do Coletivo Estadual de Mulheres Negras, Doutora Raimunda Luzia de Brito que reconhece que o evento é uma maneira de reunir o povo negro e buscar aceitação. Segundo a Raimunda, “o negro procura algumas coisas, dentre elas é a aceitação. Porque a gente não é aceito na sociedade”, afirma.

Kiohara Schwaab
Assessoria de Imprensa do Vereador