ícone whatsapp

Vereadores apresentam 60 emendas ao Plano Plurianual com foco na infraestrutura

09.11.2015 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Na revisão 2015 valendo para 2016 do Plano Plurianual (PPA), os vereadores de Campo Grande apresentaram 60 emendas, entre aditivas e modificativas. A maioria das emendas foi para a área de infraestrutura (25) seguida de saúde (16).
 
O relator do PPA, vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) explica que o plano é válido para quatro anos, mas todos os anos são feitas revisões para o exercício seguinte e os parlamentares podem apresentar emendas tanto aditivas quanto modificativas.
 
‘A população, quando acompanha, foca muito mais no orçamento para ano seguinte do que está sendo feito no PPA, mas não se faz um orçamento sem consultar o PPA, pois é nele que se define para quatro anos a grandes prioridades, com metas, para cada área de atuação. Se o parlamentar quer incluir uma emenda ao orçamento para o ano seguinte e não está previsto o serviço ou obra no PPA, por exemplo, é preciso emenda aditiva’, explica.
 
Resumindo, o vereador explica que o PPA é uma grande lei de planejamento. É ele que faz o vínculo entre o plano estratégico do município e os orçamentos de cada ano. Não apenas as obras, os governos incluem no plano os gastos necessários para garantir a oferta permanente de determinados serviços públicos.
 
Os vereadores apresentaram 25 emendas para a área de Infraestrutura, outras 16 para Saúde, foram 12 para Educação, duas para Assistência Social, duas para Esporte e Secretaria de Governo, Cultura (emenda aditiva apresentada pelo relator Eduardo Romero, que diz respeito ao cumprimento de no mínimo 1% para cultura) e Comunitária uma emenda para cada.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador