ícone whatsapp

Movimento reivindica ciclovia em obras de recapeamento da Guaicurus

05.03.2014 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Ciclistas, comerciantes e populares da região do bairro Universitário fazem grande mobilização neste sábado (1º), no cruzamento da Avenida Guaicurus com a rua Itacuruça.  A ação do movimento #Vamos Juntos CG – Mobilidade Urbana Faz a Diferença irá concentrar a população a fim de reivindicar que ocorra a execução das obras de recapeamento e drenagem da via, mas sem deixar de lado a construção dos 8 km de ciclovia, anunciados pelo prefeito Alcides Bernal em agosto do ano passado.
 
Durante o processo licitatório, não houve nenhuma proposta de empresas interessadas na obra da ciclovia. Organizador do movimento, o vereador Eduardo Romero (PT do B) chegou a enviar ofício ao prefeito e à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) destacando que a ciclovia da Avenida Guaicurus vai beneficiar a mobilidade urbana de moradores de 30 bairros da região Sul, interligando bairros às áreas industriais e rurais localizadas na saída para Sidrolândia, Indubrasil e Macro Anel das saídas para Três Lagoas e São Paulo.
 
“Conforme já sugerimos anteriormente, é importante que esta ciclovia atenda também aos pedestres que já utilizam os canteiros de toda a avenida para a prática de caminhadas e corridas, desde o Bairro Lageado até o Jardim Itamaracá, visando a saúde e o bem estar”, defende o parlamentar.
 
Outro ponto ponderado é com relação à segurança da população, já que o recapeamento da avenida vai favorecer a velocidade dos veículos motorizados, por isso a necessidade de espaço específico para ciclistas e pedestres. O vereador ressalta ainda que o espaço reservado à ciclovia tenha pelo menos três metros, para que haja harmonia no compartilhamento entre pedestres e ciclistas. “Precisamos garantir a segurança dos ciclistas e pessoas que compartilham o mesmo logradouro”, explica.
 
“Com a mobilização deste sábado, que ocorre a partir das 8h30, por meio de um passeio ciclístico, a expectativa é que outro processo licitatório seja feito para contemplar obras para a ciclovia. ‘A ciclovia não é um pedido apenas de quem anda de bicicleta, mas de toda uma comunidade formada por moradores e investidores que não querem mais registros de acidentes de transito por lá. A expectativa é que as obras venham também com melhor sinalização vertical e horizontal”, observa Eduardo Romero.
 
De acordo com informações da Prefeitura, o investimento na obra será de R$ 12 milhões e serão feitos 10 km de recapeamentos e oito km de ciclovia.  À época do lançamento, as obras tinham previsão de 90 dias, com início em outubro, mas sofreu impugnações das licitações realizadas pela prefeitura por parte das empresas participantes do certame. As obras dependem agora da homologação das licitações pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal.
 
Lucas Junot 
Assessoria de imprensa do vereador