ícone whatsapp

Moradores denunciam problemas com estação de esgoto na Capital

27.11.2013 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Moradores do conjunto Maria Aparecida Pedrossian reclamam e pedem providências em relação a uma estação de elevação de esgoto, que fica na final da Avenida Padial, no mesmo bairro. De acordo com eles, do local exala forte mau cheiro e ainda ocorre transbordamento de dejeto bruto em dias de chuva, comprometendo as nascentes localizadas na área de Proteção Ambiental (APA) Lageado, causando riscos à saúde da população local e impactos ambientais.
 
Alguns moradores entraram em contato com o gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B) (que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal) e relataram o problema. De imediato foi encaminhado ofício comunicando o fato para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). Documento também foi expedido para a concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto da Capital, Águas Guariroba.
 
No ofício encaminhado para a Semadur, o parlamentar solicita ma visita técnica no local apontado pelos moradores para verificar a denúncia e depois encaminhe ao gabinete ma cópia do laudo técnico. Entre os itens sugeridos o documento, o vereador sugere uma inspeção e apuração da eficiência do sistema de esgotamento na estação e no sistema sanitário do bairro.
 
Outro documento foi encaminhado para a águas Guariroba questionando se a concessionária tem ciência do problema e o que vai fazer para amenizá-lo até que seja elaborado cronograma para saná-lo. Além disso, o vereador questiona se existe previsão de um possível rastreamento dos esgotos clandestinos na região e ainda se a empresa já tem confirmação de transbordamento de esgoto e água pluvial na região de nascente na APA Lageado.
 
 
Eliane Ferreira e Elânio Rodrigues
Assessoria de Imprensa do Vereador