ícone whatsapp

Mandato Eduardo Romero é parceiro da Hora do Planeta na Capital

17.03.2016 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

No próximo sábado,19, ocorre pelo oitavo ano consecutivo a Hora do Planeta, que em Mato Grosso do Sul será entre 19h30 e 20h30, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Neste dia milhares de cidades, empresas e pessoas do mundo todo irão apagar as luzes por 60 minutos, sendo essa é a maior mobilização mundial criada para que os líderes globais adotem medidas para deter as mudanças climáticas.
 
O mandato do vereador Eduardo Romero participa pelo terceiro ano da mobilização, que é organizada pela WWF Brasil, que tem como objetivo chamar a atenção para as mudanças climáticas que estão ocorrendo no Planeta, exigindo solução urgente para a questão.
 
 “Para o WWF-Brasil, a Hora do Planeta é um momento único de mobilização. A cada ano, envolvemos um número maior de representantes de diversos segmentos da sociedade em uma grande reflexão, não só sobre o aquecimento global, mas também sobre a adoção de novos hábitos e maneiras de se relacionar com o meio ambiente”, afirma o secretário-geral do WWF-Brasil, Carlos Nomoto. Ele lembra que, em 2015, a campanha reuniu cidades em 170 países, apagando ícones como a Torre Eiffel (Paris), o Big Ben (Londres) e as Pirâmides de Gizé (Egito).
 
Adesão Campo Grande – Neste ano Campo Grande irá apagar as luzes do Obelisco, homenagem aos fundadores da cidade; do Monumento ao Índio e da escultura Guerreiro Guaicuru, esses dois últimos ícones, localizados no Parque das Nações Indígenas, reserva ecológica. As praças das Araras, Pantaneira e Epaminondas Alves Ferreira também ficarão no escuro durante a Hora do Planeta.
 
Entre as atividades que o WWF-Brasil em Campo Grande irá promover para a Hora do Planeta, está a pedalada e caminhada aberta ao público. O ponto de partida será na Concha Acústica do Parque das Nações Indígenas, localizado na Avenida Afonso Pena – s/n, a partir das 19h, com chegada prevista para 19h30, quando as luzes serão apagadas. Também está programado, na Concha Acústica, o show do cantor Jerry Espíndola, às 20h.
 
O SESC de Campo Grande irá emprestar bicicletas ecológicas – com estrutura feita com cerca de 500 garrafas pets. Essas bikes poderão ser usadas pelos participantes que não tiverem as suas próprias bicicletas.  Em 2015, o evento reuniu 100 ciclistas e 50 pessoas que fizeram o percurso de 10 km e 5 km, respectivamente. E a SEMADUR, do Projeto Florestinhas, vai levar cerca de 100 jovens ligados ao escotismo, entre eles, desbravadores para participar da caminhada.
 
Parceiros da Hora do Planeta 2016 – Campo Grande:
 
A Hora do Planeta 2016 é uma realização do WWF-Brasil, FUNDESPORTE e SESC. Conta com o apoio do Instituto Mamede, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR), Banco do Brasil, Rede de Economia Solidária (Rede Ecosol), Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalista de Mato Grosso do Sul, ambas presididas pelo vereador Eduardo Romero (Rede); Secretaria Estadual de Educação (SED), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Comissão de Meio Ambiente da OAB (COMAM), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), Fundação de Turismo do MS (FUNDETUR), Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL), Fecomércio, Governo do Estado, Comando Militar do Oeste (CMO), Rádio Blink, Rádio TVE, UCDB, entre outros parceiros locais.
 
Sobre a Hora do Planeta
 
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não para de crescer. O que começou como evento isolado, em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 7 mil cidades de 162 países e territórios. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, entre elas, as pirâmides do Egito; a Torre Eiffel, em Paris; a Acrópole de Atenas e – até mesmo – a cidade de Las Vegas já ficaram no escuro durante sessenta minutos. No Brasil, a Hora do Planeta acontece oficialmente desde 2009. Promovido pelo WWF-Brasil, o movimento reúne cidades, empresas e pessoas em todas as regiões do país.
 
Sobre o WWF-Brasil
 
É uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996 e sediado em Brasília, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e  voluntários.
 
 
 Sobre a Rede WWF
 
A Rede WWF é uma das maiores organizações ambientalistas independentes do mundo.  Ela tem o apoio de quase 5 milhões de pessoas e uma rede mundial ativa em mais de 100 países.  A missão da Rede WWF é acabar com a degradação do meio ambiente natural do planeta e construir um futuro onde os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais renováveis e promovendo a redução da poluição e do desperdício de consumo. (Com informações da assessoria da WWF Brasil).
 
Assessoria de Imprensa do Vereador