ícone whatsapp

Eduardo Romero denuncia possível esgoto clandestino no bairro Tiradentes

14.07.2014 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

O motivo das reclamações dos moradores e comerciantes da rua Marquês de Lavradio, no bairro Tiradentes, próximo a um mercado atacadista, deverá ser sanado em mediante a implantação da rede coletora de esgoto. O mau cheiro que há tempos incomoda a população deverá ser reparado pela concessionária dos serviços de água e esgoto da Capital, a Águas Guariroba, responsável direta pela implantação e manutenção da rede de esgoto na Capital.
 
Em maio deste ano, o vereador Eduardo Romero (PTdoB), que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal, encaminhou a reivindicação da população local à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Semadur, comunicando o problema e solicitando visita técnica ao local, a fim de constatar possíveis irregularidades e dano ambiental.
 
A secretaria comunicou que a região do bairro Tiradentes é alvo de sua atuação, em conjunto com a Secretaria de Saúde, para fins de instauração de inquérito civil (nº 019/2013). Fiscalizando possíveis lançamentos clandestinos de esgoto na rua ou na galeria de águas pluviais do bairro, os técnicos da Semadur indentificaram problemas no esgotamento sanitário de um grande quadrilátero, devido ao tamanho inadequado das fossas das residências e ao nível do lençol freático da região, o que favorece o lançamento do esgoto para superfície.
 
O problema foi comunicado à Águas Guariroba, responsável pela implantação e manutenção da rede coletora de esgoto em Campo Grande.  Além disso a Agência de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) também foi provocada a fiscalizar e regular o cumprimento do contrato com a empresa, a fim de garantir a prestação de serviços de melhor qualidade.
 
As secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde, continuarão com ações de fiscalização no local.
 
Lucas Junot
Assessoria de Imprensa do Vereador