ícone whatsapp

Eduardo Romero aponta abandono da Lagoa Itatiaia e pede revitalização

01.09.2014 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Vereador esteve com equipe recentemente no local e verificou estado de abandono. Escultura às margens da lagoa também precisa de restauração.
 
A escultura do peixe cará inserida às margens da Lagoa Itatiaia, em Campo Grande, inaugurada há 10 anos, necessita de restauração devido às ações do sol, chuva e mudanças de temperatura, além de ações de depredação. A constatação foi feita pelo vereador Eduardo Romero (PT do B), vice-presidente da Comissão Permanente de Cultura da Câmara de Campo Grande.
 
O vereador esteve com sua equipe na região da Lagoa Itatiaia visitando moradores e conversando sobre uma lei que dispõe sobre a proibição (não permanente) de pesca no local, quando verificou as condições da escultura. Sendo um ponto cultural e turístico da cidade, a defesa é para que seja feita restauração da peça antes que ela sofra ainda mais processo de desgaste. Além disso, toda a lagoa precisa de serviços como troca de lixeiras, capina, verificação da saúde das espécies do entorno.
 
Uma indicação foi encaminhada para a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) para que seja providenciada a restauração do monumento construído em concreto armado, que foi produzida pelo artista Pedro Guilherme.
 
O artista disse que visitou o monumento há poucos dias e afirmou a necessidade de manutenção e restauração da obra que avalia levar entre três e quatro semanas para conclusão do trabalho.
 
O escultor disse que já fez alertas à Fundac e procurou apoio na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha) para recuperar o monumento, mas sem sucesso. ‘Este monumento já até homenageado por uma empresa de telefonia com impressão da foto em cartões telefônicos, mas vai além disso: é um cartão postal da cidade que não pode se perder’, destaca Pedro Guilherme.
 
Lagoa Itatiaia
 
Além da restauração do monumento, o vereador Eduardo Romero solicitou à Seintrha que seja realizada manutenção na Lagoa Itatiaia. Várias lixeiras estão quebradas, o mato não nativo está tomando conta dos arredores. Solicita também à Semadur que seja feito um levantamento sobre a saúde das árvores do entorno da lagoa. No local existem várias espécies como o Tarumã, que já foi motivo de indicação do gabinete à Semadur.
 
A Lagoa Itatiaia é de nascente própria de cerrado. A água ali nasce e ali finda e por isso precisa de preservação por suas características e por ser única.
 
Lucas Junot
Assessoria de Imprensa do Vereador