ícone whatsapp

Comissão de Meio Ambiente reúne instituições para esclarecer denúncias de desmatamento em área militar

10.03.2014 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, por meio de seu presidente Eduardo Romero (PTdoB) e vice presidente Edson Shimabukuro, se reúnem nesta terça-feira (11) com representantes do Comando Militar do Oeste (CMO), às 8h30, na Casa de Leis. O objetivo é  sanar dúvidas sobre a polêmica entorno do desmatamento para construção de nova unidade militar. Estão confirmados representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (Formads/MS) e Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional MS (OAB-MS).
 
“Vamos discutir procedimentos e legalidade dos atos na área. Passada a primeira etapa de autorização do IBAMA, há encaminhamentos que devem ser realizados junto à prefeitura, como o estudo de impacto de vizinhança. Queremos garantir benefícios para a cidade, equilibrando os impactos ambientais e o desenvolvimento das Forças Armadas que também são importantes para o município”, desta Eduardo Romero.
 
No dia cinco de fevereiro, representantes do CMO se reuniram o vereador Eduardo Romero. Na ocasião foi explicado que a área é uma Zona Especial de Interesse Ambiental (Zeia), que as Forças Armadas são isentas de licenciamento ambiental, conforme a lei complementar 97/1999. O representante destacou que o Exército obteve autorização ao Ibama para o desmatamento parcial da área.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador