ícone whatsapp

Comandante da PM se compromete a dinamizar policiamento na região do Universitário

17.03.2014 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

O comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos, se comprometeu em melhorar o dinamismo dos atendimentos em segurança pública na região do bairro Universitário. Durante reunião mediada pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB), nesta segunda-feira (17), representantes da comunidade, da polícia e da Guarda Municipal debateram sobre o tema. O encontro foi na Paróquia Santa Rita, no bairro Universitário.
 
Morador do bairro há 28 anos, o parlamentar convocou a reunião a pedido da população, frente aos recorrentes crimes ocorridos na região, que abrange cerca de 30 bairros, na região sul da cidade.
 
Entre as principais demandas apresentadas, os crimes e infrações decorrentes do tráfico de drogas foram elencados como principal problema da região. 
 
Professores e diretores de escolas da região também estiveram presentes. “Antes esses problemas eram exclusividade do período noturno, hoje já vemos o comércio de drogas no horário de entrada e saída dos alunos, durante o dia, na porta das escolas”, contou uma professora.
 
Um professor também citou um campo de futebol da região, que se tornou ponto de encontro para consumo e comércio de drogas à luz do dia.
 
Outro problema apresentado foi a presença de menores de idade conduzindo motocicletas em altas velocidades, gerando riscos aos alunos na saída das escolas, principalmente no período noturno. “Vê-se nitidamente que eles não têm idade e nem condições de conduzir um veículo, basta uma batida aqui para constatar”, comentou um morador.
 
O comandante da PM explicou que muitas vezes a polícia fica impotente frente às brechas da legislação e convocou a comunidade a colaborar com a melhoria da segurança na região. “Aqui vocês têm um bom representante na Câmara, que é o Eduardo Romero, estou aqui porque confio no trabalho dele e segurança pública se faz assim, indo às comunidades e contando com os olhos e ouvidos da população”, declarou o coronel David.
 
Os moradores disseram ainda que a movimentação de carros e aparelhos de som ligados em alto volume prejudicam tiram a paz de quem tenta descansar. O problema, segundo eles, é recorrente e de difícil controle, já que os volumes voltam a subir assim que a polícia deixa o local. O vereador citou a proposta de lei de sua autoria que tramita na Câmara Municipal. De acordo com o projeto, a polícia fica autorizada a recolher os equipamentos de quem desrespeitar a legislação após ser notificado.
 
De acordo com o coronel, o maior percentual de ocorrências comunicadas pelo 190 nos fins de semana referem-se à reclamações por conta de som alto.
Coletadas as reivindicações, o comandante da PM se comprometeu a aumentar o policiamento ostensivo na região e checar ponto a ponto os locais indicados pela população.
 
Para o vereador Eduardo Romero, a proximidade da comunidade com os agentes públicos envolve a população diminuindo o espaço para a propagação da criminalidade. “Muito embora segurança pública seja competência estadual, nós vereadores, como representantes do povo, precisamos levar às autoridades aquilo que é parte do cotidiano dos nossos munícipes”, afirmou.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador