ícone whatsapp

Debate de ideias colabora para conscientização sobre o meio-ambiente, avalia Dr. Sami

16.08.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

As melhorias para o meio-ambiente foi o tema central da Câmara Participativa, realizada na manhã desta quarta-feira (16) no CEA – Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar, na Vila Popular.

Além dos vereadores, autoridades convidadas, pesquisadores, acadêmicos e a população em geral discutiu e apresentou propostas relacionadas à educação ambiental, tratamento de resíduos sólidos, denagem de Parques Lineares e a importância de ações populares, como hortas comunitárias.

Pesquisadora da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), Eva Faustino Barbosa estuda as Bacias Hidrográficas e alertou sobre a situação preocupante do rio Anhanduí e dos córregos Prosa e Segredo, principalmente devido a falta de um Plano Diretor que inclua as Bacias Hidrográficas.

“Nossa maior preocupação é como cuidar, como inserir nossas Bacias se não há um Plano Diretor inclusivo? Precisamos dar mais atenção a essa situação crítica”, alertou a pesquisadora.

Representando a comunidade, a professora Tânia Vital, da Escola Municipal Fauzi Scaff, relatou o dedicado trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica e alunos, onde a horta comunitária se tornou referência para outras unidades escolares e para os moradores da região.

“Questões ambientais devem ser perpetuadas para que as pessoas cresçam e façam uso do espaço público com consciência da preservação. Já há algumas Políticas Públicas para este segmento, mas temos muitas dificuldades para expandir esse tipo de iniciativa. Nosso projeto é simples, uma horta comunitária, mas falta mais incentivo, mais apoio”, avaliou a professora.

Para o vereador Dr. Wilson Sami (PMDB), que secretariou a sessão, a troca de ideias é salutar para que os vereadores tenham base sobre quais as reais demandas e quais medidas precisam ser aplicadas para melhorar o setor.

 “Esse debate de ideias é muito importante, pois, enriquece a conscientização sobre o meio-ambiente, valorizando o ecossistema. Foi gratificante participar dessa Câmara Participativa, onde pudemos acompanhar ideias que com certeza irão contribuir para que os vereadores elaborem propostas e Políticas Públicas para essa importante área.

Assessoria de Imprensa do Vereador