ícone whatsapp

Por proposição do Dr. Sandro, audiência pública debate vacinação contra a covid-19

04.03.2022 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

Procurador, SESAU, Conselho Municipal do SUS (Sistema Único de Saúde), Médicos e Vereadores debateram, hoje (4/3), em audiência pública, a vacinação contra a covid-19. A iniciativa foi do presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, o vereador Dr. Sandro Benites.

Dr. Sandro abriu os trabalhos apresentando dados da taxa de mortalidade no mundo por covid-19, que em dois anos de pandemia chega a 5.981.034 milhões. O parlamentar também comparou os dados da pandemia com as mortes ocasionadas por doenças crônicas, que matam cerca de 60 milhões de pessoas no mundo.

“Tem muita polêmica sobre as vacinas, no mundo, sobre a segurança e efetividade. A Câmara Municipal é para isso mesmo, ouvir todos os lados: favoráveis e contrários. Cheguei à conclusão que é importante a vacinação, mas não podemos obrigar os cidadãos a se vacinar e nem ser impedidos de ir e vir. A gente precisa incentivar, não só com a vacina da covid, mas com outras básicas também, que tiveram baixas em crianças, que estão desprotegidas. Precisamos agregar e incentivar para que tenham a carteira de vacinação completa”, afirmou.

O edil também mostrou como países como Japão e o Canadá se comportaram diante da pandemia. Os dois tomaram medidas diferentes. Enquanto o Japão demorou para vacinar e tomou uma abordagem única, que ajudou a manter o vírus sob controle e reduzir o impacto econômico, o Canadá fez lockdown. O país asiático teve 24 mil mortes pela covid e o norte-americano 36 mil mortes.

O Médico Cardiologista Dr. João Jackson Duarte citou medidas ineficientes, como o passaporte sanitário e também mostrou dados sobre as vacinas, no qual acredita serem ineficazes. “Muitos óbitos precisam ser investigados para saber se foram causados pela vacina“, disse o médico que finalizou pedindo a liberdade para todos em suas escolhas e convicções.

A Médica Sirlei Ratier questionou a efetividade e segurança da vacina, apresentando dados. Ela aproveitou para parabenizar os médicos que enfrentaram a politização da pandemia.

A Superintendente da Vigilância da Saúde, Veruska Lahdo, relatou que a pandemia foi desafiadora para todos. “Em dois anos ninguém ficou confortável com toda a situação, por não sabermos como lidar. Tudo ainda continua sendo um desafio. Lamentamos todas as mortes e agradecemos a Câmara pela ajuda que nos deu”, disse.

 

O vereador Prof. André Luís defendeu a vacinação contra a covid-19, usando a vacina contra a varíola, que foi erradicada após imunização de mais de 90% da população mundial. “Se todos tomarmos, a possibilidade de eliminarmos o vírus é altíssima. Foi o que aconteceu quando erradicamos a varíola. Toda vacina dá problema. Nenhuma palavra dita aqui é mentira. É importante essa discussão, mas precisamos caminhar juntos”, pediu.

Também compuseram a Mesa da audiência pública, o Procurador da 23ª Procuradoria de Justiça Criminal, Sérgio Harfouche, a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (OAB/MS), Drª. Ana Laura Nunes da Cunha Ribeiro, o Presidente da Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde (OAB/MS), Dr. Karlen Karim Obeid, o Fórum dos Usuários do SUS, Sebastião de Campos Arinos Junior, o Conselho Municipal do SUS, Maria Auxiliadora Vilhalba, a Servidora Alelis Izabel de Oliveira Gomes da SEMED e o Secretário da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), José Mario Antunes da Silva.

Beatriz de Almeida
Assessoria de Imprensa do Vereador