ícone whatsapp

40 anos de Assembleia Legislativa: “A data de hoje marca uma mudança na característica do Estado” diz médico parlamentar que foi deputado estadual por três vezes

13.11.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB), Gandhi Jamil, Walter Carneiro, Dione Hashioka, Akira Otsubo, Jonathan Barbosa, Coronel Ivan, entre outros parlamentares que fizeram parte da história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que nesta noite completa 40 anos e receberam homenagem na sessão solene de outorga do Mérito Legislativo, no plenário Júlio Maia nesta terça – feira (12). A sessão foi conduzida pelo Deputado estadual Eduardo Rocha (MDB), 1º vice-presidente da Casa de Leis. Na abertura do evento, foi exibido um vídeo histórico produzido pela TV Assembleia das legislaturas e de vários momentos do Parlamento Estadual.

O vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB), foi Deputado Estadual por três legislaturas (1991-1995), (1999/2003) e (2003/2007) .No Mato Grosso do Sul, o vereador foi fundador do Partido Democrático Brasileiro (PDT) onde esteve à frente por mais de 25 anos, sendo também amigo pessoal de Leonel Brizola, relembrou fatos que marcaram seu trabalho enquanto deputado estadual: “Foi um período que ampliei o contato com as pessoas pelo Estado, viajando e visitando os prefeitos e vereadores dos municípios para conhecer as necessidades locais e assim legislar a favor daquela comunidade. Eu sempre trabalhei incansavelmente pela saúde e como deputado estadual conseguimos através de projetos de leis hospitais para as cidades que não tinham como Jardim e Guia Lopes da Laguna. Unidades básicas de saúde para assentamentos, um deles foi em Sidrolândia. Além de várias emendas para muitas instituições. Sou também autor da proposta que proíbe a queima de fogos de artificio ou qualquer artefato pirotécnico, que mesmo sendo alterada por outro deputado estadual, a Lei não está sendo cumprida na integra, ainda vemos notícias de cachorros que infartaram, além de causar transtornos para crianças e idosos por conta de queima de fogos em dias de festividades.

Também protagonizei momentos polêmicos como por exemplo a proibição da “pílula do dia seguinte”, eu defendia a comercialização e até a distribuição gratuita do medicamento por entender que esse método contraceptivo pode evitar uma gravidez indesejada, e na pior das situações que é o estupro. E numa audiência pública, compareceram entidades contra a proposta entre outros e eu era o único favor, foi um episódio só. A data de hoje marca uma mudança na característica do Estado. Campo Grande era uma cidade do interior, tudo era feito em Cuiabá, era tudo muito difícil em termos de acessibilidade para o cidadão, até meu CRM tive que tirar lá em na capital do Mato Grosso. Com divisão do Estado e a criação da Assembleia Legislativa, nós criamos uma identidade, uma independência, “conta dr Loester. 

No encerramento da solenidade, Gandhi Jamil agradeceu a homenagem recebida em nome de todos os parlamentares, “Hoje é um dia muito especial em que eu e outros parlamentares fomos agraciados com o Diploma do Mérito Legislativo. Em meu nome e dos demais homenageados, agradeço a honraria que nos envaidece e nos faz sentir que de alguma forma atendemos aos anseios da sociedade. 

Assembleia Legislativa 40 anos.

No dia 01 de Janeiro de 1979, dezoito deputados constituintes elaboraram o texto da Constituição que era necessário com a criação do novo Estado, o Mato Grosso do Sul. A sede provisória da Assembleia Legislativa era nas dependências na Missão Salesiana na Rua Barão do Rio Branco, mudando para Parque dos Poderes, no Palácio Guaicurus situado na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no Parque dos Poderes, Bloco 09 – endereço no qual permanece.

Em 05 de dezembro de 1996, a Assembleia Legislativa ingressou oficialmente no mundo virtual. Com isso, a população pode acompanhar, online, o trabalho legislativo, como apresentação e tramitação de projetos, requerimentos, indicações, ações das comissões. 

Nesses quarenta anos, passaram pela casa de Leis apenas 8 (oito) mulheres parlamentares. As primeiras em 1987, Marilu Guimarães (PFL) e Marilene Coimbra (PDS) e depois foram: Simone Tebet, Bella Barros, Mara Caseiro, Dione Hashioka, Antonieta Amorim e Graziela machado. Nesta 11ª legislatura não tem mulheres parlamentares entre os 24 deputados estaduais. 

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador