ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington importância combate ao consumo de drogas

19.02.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Durante a palavra livre, desta terça-feira (19), o Vereador Delegado Wellington revelou um estudo que trouxe muita preocupação, referente o uso de drogas, o estudo revisa o impacto, em longo prazo, do consumo de maconha, em 23mil adolescentes, publicado numa das melhores revistas de psiquiatria do mundo. Resultados: adolescentes usuários de maconha, em comparação com adolescentes, não usuários tiveram;

– risco 37% maior de desenvolver depressão na idade adulta.

– risco 50% maior de ideação suicida na idade adulta.

– risco de tentativa de suicídio triplicado na vida adulta.

Conclusão dos autores: “a alta prevalência de adolescentes consumindo Cannabis, gera um grande número de adultos jovens, que podem desenvolver depressão e comportamento suicidas, atribuíveis à Cannabis. Este, é um importante problema de saúde pública, que deve ser, adequadamente, abordado pelas políticas de saúde pública”. Enfatizam que, às políticas de prevenção devem “educar os adolescentes a desenvolver habilidades para resistirem à pressão do grupo de usarem drogas”.

“A minha preocupação, quando eu vi os resultados, porque é um assunto de saúde pública, educação, segurança, em geral, é um assunto de toda população, pois o uso de maconha, ou outras drogas, está despenalizada. Precisa ter, uma política séria antidrogas, e a principal ação neste caso, é a prevenção, trabalhando a prevenção em crianças e adolescentes, eles terão habilidades futuras de como fugir das drogas”, destacou o Vereador Delegado Wellington.

Muitas ações preventivas devem ser tomadas, pois não adianta, somente combater, ostensivamente, o tráfico, pois temos um país forte produtor de maconha, que faz fronteira com nosso estado, mas sim, prevenção ao uso das drogas, e como autor do Plano Municipal de Segurança Pública, que visa integrar todas as áreas em segurança pública, fazendo prevenção nas escolas de nosso município, realizando palestras, reuniões e rodas de conversas, alertando as crianças e adolescentes, para que, não entrem nas drogas.

“Por isso, chamo atenção dos pais, “maconha é droga sim”, e se aceitarem, seus filhos, fazendo o uso de maconha, com certeza, que serão adultos problemáticos, com depressão e com forte possibilidade de cometerem suicídio.”, enfatizou o Vereador Delegado Wellington.

Sidney Araujo
Assessor de Imprensa do Vereador