ícone whatsapp

Em meio a pandemia, Delegado Wellington questiona demissão de 200 funcionários na Solurb

23.04.2020 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Após a Solurb, empresa responsável pela coleta de lixo em Campo Grande, anunciar a demissão de cerca de 200 trabalhadores nesta semana, em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o vereador Delegado Wellington (PSDB), questionou a empresa nesta quinta-feira (23), e encaminhou um ofício cobrando detalhes sobre a dispensa em massa.

Na avaliação do parlamentar,  a empresa precisa apresentar justificativas cabíveis para os desligamentos, pois entre os demitidos há muitos chefes de famílias e idosos que sobrevivem do trabalho na empresa. Além disso cobrou no ofício enviado, informações referente ao aditamento do contrato firmado entre a prefeitura e a empresa.

“Não se pode da uma hora para outra demitir mais de 200 funcionários que desempenham serviços essenciais para nossa sociedade, ainda mais durante essa pandemia em que vivemos. Portanto estou encaminhando um ofício a prefeitura e a Solurb, cobrando a justificativa para tantas demissão e também para verificar se foi realizado o aditamento do contrato relativo aos pagamentos das prestações, até porque se a justificativa for a falta de recursos para o pagamento é necessário que tenha o aditamento do contrato”, indagou o parlamentar.

De acordo com notícias vinculadas na imprensa, a justificativa da empresa é de que em época de pandemia não teria como custear os salários do empregados. Por mês, a prefeitura paga mais de R$ 7 milhões à CG Solurb e, anualmente, são mais de R$ 86 milhões para a realização dos serviços na Capital.

Além do ofício feito pelo vereador Delegado Wellington, a Câmara Municipal aprovou pro unanimidade, um requerimento solicitando em caráter de urgência a presença do diretor-presidente da CG Solurb para explicações.

Assessoria de Imprensa do Vereador