ícone whatsapp

Dengue: índices de infestação do mosquito faz Chiquinho Telles resgatar tradicional gincana de combate

19.03.2015 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Mesmo sem o apoio do poder público, há quase uma década o vereador Chiquinho Telles (PSD) realiza uma tradicional gincana de combate a dengue nas Moreninhas. A competição que envolve toda a comunidade distribui premiação para as equipes que mais recolhe possíveis criadouros do mosquito das ruas e terrenos do bairro.
 
“O evento reúne todos os anos lideranças comunitárias, comerciantes, entidades religiosas, escolas e população em geral para que seja feito um trabalho conjunto para retirar a maior quantidade possível de lixo no bairro e esse ano não vamos deixar de fazer, esperando contar com o apoio do prefeito Gilmar Olarte e da prefeitura”, destaca o vereador.
 
Este é o oitavo ano que o evento acontece, e já foram arrecadas em todos os anos aproximadamente 100 toneladas de material reciclável e cinco mil unidades de pneus, materiais que servem de criadouro das larvas do mosquito quando não descartados corretamente.
 
De acordo com o Alcides Ferreira, do Centro de Controle de Zoonoses da Capital, a Moreninha é atualmente um dos bairros que apontou maiores índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, segundo dados do último Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), e apesar de ainda não ter acontecido nenhuma morte, a população precisa estar atenta.
 
“O boletim da SESAU apontou que a maioria dos criadouros são coisas jogadas pela população mesmo e estão dentro de casa como os bebedouros de animais, pratinhos de plantas, sapatos, até mesmo o copinho descartável que parece tão inofensivo”, enumerou Alcides.
 
Para ele, a maior parte do cuidado deve ser do morador. “Precisamos da participação efetiva da população, estamos num período de muitas chuvas e apesar dos esforços dos agentes, não podemos estar todos os dias na casa de cada um dos moradores”.
 
Segundo Ferreira o bairro já está recebendo força tarefa da Prefeitura com o apoio de dois carros para o fumacê (para combater o mosquito) e os agentes de saúde reforçando a orientação de casa em casa.  
 
Liziane Berrocal
Assessoria de Imprensa do Vereador