ícone whatsapp

Com cidade às escuras, Chiquinho Telles volta a defender redução de Cosip

12.07.2016 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Com o projeto de valor único para a cobrança da Cosip (Contribuição para custeio do Serviço de Iluminação Pública) apresentado na Câmara Municipal, o vereador Chiquinho Telles (PSD) voltou aos bairros já visitados e constatou que não houve melhorias no serviço de iluminação pública, mesmo após a audiência pública realizada com a empresa, o Ministério Público Estadual e consumidores.
 
Segundo ele, é impossível transitar nos locais durante a noite, pois não há iluminação. “Não adianta irmos aos bairros como fui ao Jardim Inápolis e Jardim Sarandi, onde tem muitas empresas e não tem como ir aqueles bairros à noite, uma escuridão tremenda, e a população pagando uma taxa da Cosip muito alta, por um serviço que não tem. Se a população reclama, é porque está realmente um absurdo”, afirmou.
 
O parlamentar defende que a taxa tem que ter um valor único para consumidores residenciais e consumidores industriais. “Tem que ser revista essa taxa e a tabela que é de 2003 é confusa, o contribuinte não sabe o valor que vai pagar no mês seguinte. Não dá para extinguir a tabela, que se torna um projeto inconstitucional, mas manter uma tarifa única sobre o consumo, ajudaria muita a população. Hoje um consumo de R$ 300 paga uma taxa de R$ 60 por um serviço que não tem, na frente da casa pode até ter um poste com braço e lâmpada, mas não funciona e isso basta andar pela cidade”, sugere.
 
Em bairros, mesmo com postes iluminação não funciona
 
Durante as visitas e também por meio das denúncias recebidas, o vereador contabilizou que quase metade dos postes com braços e lâmpadas de iluminação pública não funcionam. “Na maioria das ruas, onde tem postes, 40% estão desligados e todos recebem a conta para pagar. Sabemos que os recursos vão parte para a prefeitura e parte pra Energisa, agora porque passar pra empresa? Temos que tirar esse custo do contribuinte e a empresa e a Prefeitura se virar, a conta de energia elétrica está muito cara, qualquer lugar que você vai reclamam da Energisa e o que onera é a Cosip também”.
 
Além disso, o parlamentou ainda apontou que a Energisa apesar de cobrar altas contas de consumo na Capital, ainda leva boa parte do que é arrecadados. “Pasmem, 40% dessa cobrança vai para a empresa que já cobra um absurdo que pagamos de contas. O projeto que está aí vai transformar em uma cobrança única para residência e para indústria, para simplificar a tabela e baratear um pouco a conta de energia de todos”, defendeu.​
 
O vídeo pode ser acessado no link: https://www.facebook.com/vereadorchiquinhotelles/videos/626571507519398/
 
Liziane Berrocal 
Assessoria de Imprensa do Vereador