ícone whatsapp

Chiquinho Telles pede providência ao Consórcio Guaicurus e Agetran para que ônibus só trafeguem com passageiros sentados

08.04.2020 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Ao constatar que os ônibus do transporte coletivo de Campo Grande estão circulando lotados, o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Chiquinho Telles (PSD), nesta quarta-feira (8.4), encaminhou ofício ao Consórcio Guaicurus e à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), solicitando para que seja disponibilizado, urgentemente, um ou dois auxiliares dentro dos ônibus com objetivo de ajudar os motoristas a cumprirem com o regramento de não permitir que passageiros fiquem em pé durante o trajeto.

O pedido do vereador se deve ao momento de pandemia do coronavírus que o País atravessa. “Temos que seguir as orientações das organizações e órgãos públicos da área da Saúde, que são o isolamento e distanciamento entre as pessoas. No caso dos ônibus, os usuários só podem ser transportados sentados, conforme decreto publicado pela Prefeitura”, lembrou.

Para o Parlamentar, é fundamental que as pessoas se conscientizem de que as aglomerações precisam ser evitadas. Conforme ele, “a imprensa tem divulgado o que vem acontecendo não só no Brasil, mas no mundo, deixando bem claro a gravidade da situação. Essa doença é altamente contagiosa, e ainda não se descobriu uma vacina para preveni-la. Por isso, é fundamental todos terem consciência social e seguirem as recomendações da Organização Mundial de Saúde [OMS], Ministério da Saúde, e demais órgãos competentes”, alertou.

Em razão de alguns seguimentos retomarem o seu funcionamento, mesmo com restrições, Chiquinho Telles declarou que entende a necessidade da volta do transporte coletivo para atender os trabalhadores. Porém, ele argumentou que não se pode ignorar as medidas de prevenção à propagação da Covid-19. “Reconheço que se a economia entrar em colapso, vai gerar muito sofrimento, principalmente às famílias que já se encontram em situação de vulnerabilidade social. No entanto, se não existirem vidas, não vai ter comércio. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio para minimizar os graves impactos financeiros gerados pela crise do coronavírus, sem sacrificar vidas ”, avaliou.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), declarou o Parlamentar, tem procurado tomar todas as medidas emergenciais necessárias para coibir a disseminação da pandemia.  Entretanto, Chiquinho Telles disse que todos devem fazer a sua parte. “Temos que ser responsáveis pela nossa própria vida, e o melhor remédio para o novo coronavírus, até agora, tem sido o isolamento e distanciamento social. Os que puderem, por favor, fiquem em casa”, aconselhou. 

Assessoria de Imprensa do Vereador