ícone whatsapp

Chega de dúvidas: Chiquinho Telles e Siufi apresentam projeto para que votos na Câmara sejam todos nominais

17.03.2015 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Para dirimir as dúvidas da população em relação a votação de projetos e outros atos legislativos na Câmara Municipal, o vereador Chiquinho Telles (PSD) juntamente com o vereador Paulo Siufi (PMDB) apresentou projeto de lei para alteração do regimento interno da Câmara Municipal onde a votação deverá ser feita pela lista geral dos vereadores, que serão chamados em voz alta pelo primeiro secretário e responderá sim ou não com direito, caso queira de indicar as razões do voto.
 
“O regimento diz que os vereadores que concordam devem permanecer como estão e o presidente fala o resultado, mas às vezes votamos vários assuntos ou temos votação em blocos, dependendo do acúmulo da pauta, e isso acaba gerando dúvidas no cidadão que acompanha o trabalho legislativo”, justifica o vereador.
 
Para Chiquinho, muitas vezes quem conversa com ele questiona a velocidade da votação. “O cidadão chega e pergunta como podemos votar tão rápido, assuntos que são de importância para a sociedade, e o vereador votar nominalmente gera duas vantagens para o povo. A primeira é a população saber o que cada um votou e a segunda é que vai dar a garantia que todos que estão no plenário estão prestando atenção”, garante o parlamentar.
 
Na justificativa do projeto, Siufi e Telles também colocam que a proposição vai fortalece o parlamento e os parlamentares. “A explanação do voto por te um minuto regimental fortalecerá junto à sociedade que o parlamentar tem total convicção sobre o que está votando”, diz o texto. 
 
 
Liziane Berrocal
Assessoria de Imprensa do Vereador