ícone whatsapp

Vereador Betinho pede serenidade no debate a respeito do futuro do Centro Municipal Pediátrico

08.09.2015 · 12:00 · Vereador Betinho

O vereador Betinho acredita que é preciso serenidade no debate que vai decidir o futuro da CEMPE (Centro Municipal Pediátrico), instalado na Avenida Afonso Pena, próximo a Escola Estadual Joaquim Murtinho, e inaugurado ano passado com a finalidade de concentrar o atendimento de pediatria na Capital. Favorável a manutenção da unidade, para o parlamentar é necessário que o instituto se regularize conforme os apontamentos do MPE-MS (Ministério Público Estadual) e do CMS (Conselho Municipal de Saúde), que identificaram possíveis irregularidades em seu funcionamento.
 
“Entendemos que é necessário uma adequação segundo as recomendações do Ministério Público e do Conselho Municipal de Saúde. As condições de funcionamento tem que ser revistas e avaliadas pelos órgãos competentes e as irregularidades têm que ser corrigidas, tanto na unidade de pediatria quanto do próprio local onde está operando o centro. Tudo tem que ser pensado, inclusive uma possível mudança de local, caso essa seja a avaliação”, afirma o vereador.
 
Em descumprimento às exigências do SUS (Sistema Único de Saúde), o CEMPE corre risco de ser fechado. Segundo apontamento da instituição, as irregularidades vão desde o valor pago de aluguel do prédio, falta de alvarás da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, falta de estacionamento e até problemas nas instalações elétricas e hidráulicas. “O município está em tempos de contenção de gastos. Todas essas questões têm que ser levada em conta para analisar a necessidade ou não do funcionamento do centro no prédio onde está alocado para não gerar um gasto ainda maior para Campo Grande”, disse.
 
Segundo vereador Betinho, o centro pediátrico mostrou desde a inauguração a importância de seus serviços à população campo-grandense, e, por conta disso, não deve ser fechada. Entretanto, nem por isso deve passar ileso do crivo dos órgãos reguladores.
 
Entre as principais adequações apontadas pelo parlamentar, o necessário direcionamento de profissionais capacitados para a localidade seria uma das mais prioritárias. Esta medida foi uma das principais reivindicações durante a audiência pública para discutir o funcionamento da CEMPE, realizado em julho deste ano, na Câmara Municipal.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador