ícone whatsapp

Vereador Betinho participa da campanha Novembro Azul na UBSF do Nova Lima

23.11.2015 · 12:00 · Vereador Betinho

Na semana passada, o vereador Betinho (PRB) participou de ação relacionada à campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens a respeito da importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Nova Lima, localizada na Rua Padre Antônio Franco, s/nº, no Bairro Nova Lima, região Norte de Campo Grande. O evento contou com a participação do corpo de funcionário da unidade.
 
“É uma importante ação que a Prefeitura de Campo Grande está promovendo nas unidades básicas da Capital. São atividades que visam conscientizar os homens sobre a importância de exames preventivos. Muitos diagnósticos são feitos quando a doença está avançada. É importante que seja feito de maneira rotineira. Assim, as chances de cura são maiores. Precisamos perder o receio de discutir sobre o câncer de próstata. É uma questão de saúde. É necessário que desmistifique o preconceito sobre os exames preventivos”, disse Betinho.
 
A ação na UBSF do Nova Lima, além de solicitação de exames, contou também com bingo e atividades que visaram conscientizar as pessoas presentes.
 
Entre o dia 1º de janeiro e 3 de novembro, o Centro de Referência à Saúde do Homem realizou cerca de 13,4 mil procedimentos. No mesmo período, as unidades básicas atenderam aproximadamente 94 homens na faixa etária de 20 a 59 anos.
 
A cada seis homens, um é portador da doença. Ela pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.
 
Cerca de 69 mil casos de câncer de próstata são diagnosticados a cada ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, e o sexto no mundo. A estimativa é um caso a cada 7,6 minutos.
 
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador