30.11.2011 · 12:00 · Solenidades
Durante a solenidade para entrega da Medalha Legislativa “Ludio Martins Coelho” em homenagem aos membros da Segurança Pública, realizada na manhã desta quarta-feira (30), o secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini discursou em nome dos homenageados, destacando o trabalho e a dedicação de cada um dos órgãos que compõem a rede de segurança pública de Mato Grosso do Sul.
“É uma satisfação imensa estar hoje aqui representando todos os homenageados, recebendo esta comenda em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. Temos hoje aqui representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Penitenciária, Guarda Municipal, Superintendência de Medidas Socioeducativas, composta pelas Uneis, além da própria Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública)”, afirmou o secretário.
Wantuir Jacini aproveitou a oportunidade para destacar o papel desempenhado por cada um desses órgãos públicos, que trabalham conjuntamente para garantir o bom funcionamento da Segurança Pública no Estado.
“Cada um dentro de suas atribuições garantem a segurança da população. O trabalho da Polícia Militar é pró-ativo, para inibir os crimes, a Polícia Civil tem uma ação reativa, após o cometimento do crime. O Corpo de Bombeiros se dedica a salvar vidas, por meio da proteção e prevenção de qualquer coisa que possa vitimar o cidadão, dando o melhor atendimento pré-hospitalar para quem precisa. A Superintendência de Medidas Socioeducativas tem como objetivo ressocializar e reintegrar os adolescentes na sociedade. O Sistema Penitenciário também busca a reinserção social daquele que cometeu um crime e está cumprindo pena, preparando o cidadão para retornar ao convívio em sociedade. A Guarda Municipal também presta proteção ao cidadão, por meio da proteção material”, destacou Jacini.
De acordo com o secretário estadual, “É uma honra ter falado aqui em nome dos homenageados, os índices de criminalidade estão reduzindo. Temos que analisar as estatísticas com base no aumento populacional. Estamos colocando o Mato Grosso do Sul entre aqueles com menor índice de criminalidade dentre os 27 estados. Com este reconhecimento da Câmara de Vereadores está sendo reconhecido os 14 mil servidores da segurança pública que garantem a segurança da população”, finalizou.
Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal