ícone whatsapp

Honrarias: Conheça as personalidades homenageadas pelos vereadores

23.08.2013 · 12:00 · Solenidades

Em comemoração aos 114 anos de Campo Grande, a Câmara Municipal homenageou, na noite desta quinta-feira, 82 personalidades e uma instituição pelos relevantes serviços prestados à sociedade local. Foram concedidos títulos de Cidadão Campo-grandense a 77 personalidades e outras cinco receberam a Medalha do Mérito Legislativo (clique aqui e confira as fotos da solenidade).
 
Cada qual em sua área de atuação, todos têm uma história e luta e serviços pelo povo da Capital. 
 
Conheça os homenageados:
 
Alcides Jesus Peralta Bernal
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.680, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Cazuza.
 
Nascido em Corumbá, no dia 14 de julho de 1965, mudou-se para Campo Grande aos 15 anos, onde formou-se em Direito pela FUCMAT (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), atuando principalmente na área criminalista. É radialista há mais de 20 anos, sendo eleito duas vezes vereador na Capital, em 2004 e 2008, tendo a maior votação da história da cidade em sua reeleição. Em 2010, foi eleito deputado estadual, sendo membro da Comissão de Direitos do Consumidor e também dos Direitos Humanos. Foi eleito, em 2012, prefeito municipal de Campo Grande, com mais de 270 mil votos.
 
Amarildo Miranda Melo
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.668, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Eng. Edson Shimabukuro. 
 
Nasceu no dia 10 de maio de 1966, na cidade de Palmeira dos Índios (AL), e mudou-se para Campo Grande em 1978. Formado em Engenharia pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), atua nos mais diversos segmentos dentro da área. Foi diretor-técnico e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Capital, presidente do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e atualmente preside, pelo segundo mandato consecutivo, o Sinduscon (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção Civil). 
 
Antônio Manoel de Freitas
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.723, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Delei Pinheiro. 
 
Nasceu na cidade de Nioaque e atua como pastor evangélico há 25 anos. É presidente do Ministério da Assembleia de Deus Internacional de Campo Grande e vem prestando relevantes serviços na área social e econômica no município de Campo Grande, como a distribuição de alimentos e agasalhos em diversos bairros. Desenvolve ainda um trabalho de assistência espiritual e material na Aldeia Argola.
 
Arão Antonio Moraes
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.721, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Mario Cesar.
 
Casado, pai de quatro filhos e três netos, nasceu na cidade de Irai (RS). É produtor rural desde 1978, ano em que se mudou para Campo Grande. Desde o início de sua vida profissional, passou a desenvolver trabalhos com várias culturas, como soja, milho, arroz e sorgo no distrito de Anhanduí. Anos depois iniciou no ramo da suinocultura e pecuária, tornando-se uma referência nesta área. É membro atuante de associações e cooperativas de sua área. Hoje, além de presidir a Asumas (Associação de Suinocultores de Mato Grosso do Sul), gera emprego e renda para mais de 100 famílias de trabalhadores rurais.
 
Arthur Mário Medeiros Ramalho
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.738, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Alex do PT.
 
Filho de Arthur Medeiros Ramalho e Maria Medeiros dos Santos, Arthur nasceu em 16 de julho de 1959, em Nova Andradina (MS), e mudou-se para Campo Grande (MS) aos 16 anos de idade. Pai de Alex, Timara, Maria Clara e Raquel, trabalhou inicialmente na área comercial e administrativa de rádios, onde desenvolveu seu gosto pela comunicação. Passou num concurso do Banco do Brasil, onde ficou por 15 anos. Contudo, sua paixão pelo rádio e pelo esporte falou mais alto, fazendo-o retornar comunicação, de onde nunca mais saiu. Notabilizou-se por coberturas de eventos internacionais, como Copas do Mundo, Copas América e Olimpíadas. Foi presidente do Esporte Clube Comercial, onde fez um trabalho inovador, fortalecendo as categorias de base. Querido e respeitado por seus colegas de profissão, atualmente trabalha na Rádio Cultura AM, aprensentando o principal programa jornalístico da emissora, o RC360.
 
Athayde Nery de Freitas 
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.685, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Luiza Ribeiro.
 
Casado e pai de oito filhos, nasceu no dia 12 de novembro de 1930 no Distrito de Paiaguás, em Corumbá. Foi vereador na Cidade Branca, ocupando o cargo de presidente da Câmara, e ingressou na Magistratura em 1966, atuando nas comarcas de Cáceres, Corumbá, Bela Vista, Ponta Porã e Campo Grande. Foi promovido por merecimento a Desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) em 1979. Foi vice-presidente da Corte em 1983 e aposentou-se dois anos mais tarde. Foi ainda presidente da Sociedade Beneficente de Campo Grande – Santa Casa -, fundador e vice-presidente da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), presidente da Amam (Associação dos Magistrados de Mato Grosso) e membro da Academia de Letras Jurídicas do Estado.
 
Augusto Trautmann
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.701, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Ayrton Araújo do PT.
 
Suboficial da FAB (Força Aérea Brasileira), nasceu no dia 13 de março de 1969, na cidade de Soledade (RS). É casado e pai de um único filho. Ingressou na FAB em 1988 como soldado e, dois anos mais tarde, formou-se como terceiro sargento. Em 1991 mudou-se para Campo Grande, onde se apresentou ao Esquadrão Pelicano da Base Aérea. Iniciou sua carreira como mecânico de voo e tripulante na aeronave Bandeirantes. Passou para a aviação da asas rotativas em 1999. Possui mais de 3,5 mil horas de voo na aviação de busca a salvamento, experiência que lhe confere a posição de instrutor de aeronaves. Nos mais de 20 anos de carreira, participou de inúmeras missões de busca, salvamento e resgate, além de apoio em situações de calamidade.
 
Aureo Francisco Akito Ikeda
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.688, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Juliana Zorzo. 
 
Casado e pai de um filho, nasceu em 03 de dezembro de 1965, na cidade de Junqueirópolis (SP). Mudou-se para Campo Grande em 1987, com a inauguração da Distribuidora de Alimentos Francisco Ikeda Ltda, empresa da qual é sócio e que emprega cerca de 150 pessoas de maneira direta. É administrador formado pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e ainda faz parte da direção da Asmad (Associação Sul-mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores), onde atua como 1º vice-presidente. 
 
Benedito de Paula Filho
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.732, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Coringa.
 
Jornalista e Bacharel em Direito, pai de três filhos, nasceu no dia 16 de maio de 1951, em Garça (SP).  Trabalhou com a mãe nas catações de café, foi faxineiro, vitrinista e vendedor de calçados antes de se tornar radialista em Marília (SP). Trabalhou para as redes Piratininga e Coligadas. Passou por diversas rádios do interior paulista antes de se mudar para Campo Grande. Aqui, trabalhou nas rádios Cultura, extinta Educação Rural, e Difusora. Fundou os jornais: A Tribuna, Jornal da Semana, A Crítica, Jornal da Manhã e atualmente é diretor do Boca do Povo. É considerado o "pai da distribuição gratuita de jornais semanários em Campo Grande", o que viabilizou a imprensa semanária neste Estado. É diretor-superintendente da Boca do Povo, semanário com 25 mil exemplares, e da Rádio Difusora Pantanal Digital (AM-1240KHz), líder de audiência nas Ondas Médias. É palestrante sobre Neurolinguística e piloto civil.
 
Carlos Eduardo Belineti Naegele
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.674, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Grazielle Machado.
 
Nasceu em 11 de dezembro de 1959, na cidade de Londrina (PR). Aos 13 anos, se mudou com a família para Brasília (DF), onde viveu a adolescência. Aos 19 anos, selecionado para auditor da Price Waterhouse, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ). Empresário e pecuarista, é pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Chegou a Campo Grande em 1997.  Em 1999, inaugurou o primeiro painel de led da  Capital. Em 2002, lançou o Jornal Eletrônico Midiamaxnews. Em 2013, ampliou sua atividade com o  Midiamaxdiário. É Cidadão Sul-mato-grossense e recebeu várias condecorações. Destaca a gratidão a seus pais e o amor pela filha Maria Antonia. Em 2008, conheceu sua inseparável companheira, Tatiana.
 
Carlos Yoshimitu Ujiie
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.671, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Engenheiro Edson Shimabukuro.
 
Filho de Bunjiro Ujiie e Kiyoka Ujiie, nasceu no dia 18 de abril de 1952, em Santo Anastácio, no estado de São Paulo. Mudou-se para a Capital em 1973, trazendo contribuições importantes para a população, em especial na área de engenharia e educação, graças ao seu esforço e dedicação. Formado em Engenharia Civil pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), também foi professor de Matemática, Física e Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, além de ter sido diretor e vice-diretor da Escola Estadual Onze de Outubro, em Campo Grande (MS). Funcionário público por 23 anos, exerceu diversos cargos de chefia junto à Enersul, inclusive como diretor da Escola Integral Enersul. Atualmente, é tesoureiro da Associação Dignidade e Vida, entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações sociais para a comunidade carente, incluindo alimentação solidária para aproximadamente duas mil famílias.
 
Celso Costa
Medalha do Mérito Legislativo conferida pelo Decreto Legislativo nº 1.667, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Eng. Edson Shimabukuro.
 
Nasceu no dia 08 de abril de 1941, em Campo Grande, e formou-se em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Brasil do Rio de Janeiro, em 1967. Desde então atua nos mais diversos segmentos dentro da área: foi chefe do Departamento de Serviços de Obras e Urbanismo, entre 1970 e 1972, presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) de Mato Grosso do Sul, além de lecionar em colégios, cursinhos e universidades. Foi um dos fundadores do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), é conselheiro do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e conselheiro de minerva da Universidade do Brasil (RJ).  Também trabalhou em diversos projetos, como estabelecimentos de saúde, conjuntos habitacionais, edifícios e prédios comerciais. 
 
Denilson Marinho da Silva
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.727, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Delei Pinheiro.
 
Casado há 24 anos, pai de duas filhas, nasceu na cidade de São Paulo (SP) e, desde 2007, reside no bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. Realiza grandes trabalhos na região como pastor evangélico, tendo auxiliado na vida espiritual e convívio familiar de diversos moradores. Após abrir mão de sua carreira profissional e se dedicar exclusivamente ao chamado de Deus, tem experimentado algo singular: ver as pessoas tendo suas vidas transformadas.
 
Domicio Cordeiro Chavante Filho
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.681, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Juliana Zorzo.
 
Casado e pai de dois filhos, nasceu no dia 18 de novembro de 1965, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e mudou-se para Campo Grande em 2000. Foi professor na Flórida Christian University, em Orlando (EUA), e formou-se Mestre em liderança pela mesma instituição. É cantor gospel, gravou oito álbuns e escreveu 12 livros. Trabalhou e desenvolveu uma série de projetos para jovens de Campo Grande e atualmente trabalha na área de treinamento e motivação. É pastor na Primeira Igreja Batista de Campo Grande. 
 
Dulce Luci Gomes da Silva Comerlato
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.693, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Ayrton Araújo do PT.
 
Nasceu na cidade de Guaíra (PR) no dia 12 de dezembro de 1968, é casada e mãe de duas filhas. Mudou-se para Campo Grande, cidade que escolheu para constituir família, em 1988. Foi uma das fundadoras do projeto Pastoral da Criança, iniciado por voluntárias da Comunidade Jesus Bom Pastor, da qual participou como líder comunitária entre 1986 e 1993. De 2007 a 2010 atuou na área de psicologia através da ação voluntária no Esquadrão da Vida, um centro de recuperação para dependentes químicos. Atualmente, além de atender em seu consultório, é voluntária na Associação Santa Rita de Cássia, ONG que oferece atendimento na área da saúde para pessoas carentes. 
 
Edison Ferreira de Araújo
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.676, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Edil Albuquerque.
 
Nascido no dia 12 de dezembro de 1950, em Araçatuba (SP), reside em Campo Grande há 41 anos. É casado com Luiza Guimarães, tendo um filho chamado Rodrigo Guimarães de Araújo. Empresário, atualmente é sócio proprietário da Multi Paper, e sócio-gerente das empresas Mona Ciclo e Hot Bike. É ainda presidente da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul) e do Conselho Deliberativo do Sesc e Senac de Mato Grosso do Sul. Também é membro de órgãos consultivos e deliberativos de entidades como Sebrae-MS, IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e Fundação Carmen Prudente de Mato Grosso do Sul. Já foi condecorado com o Título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Comercial, pela CNC (Confederação Nacional do Comércio), com o Título de Grã-cruz da Ordem do Mérito Comercial da Amazônia, pela Fecomércio-AM, com o Título de Cidadão Sul-mato-grossense, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e com o Título de Cidadão Ponta-poranense, pela Câmara Municipal de Ponta Porã.
 
Edmilson Rosa
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.733, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Vanderlei Cabeludo.
 
Natural de Assis (SP), nasceu no dia 20 de maio de 1969. É casado e pai de quatro filhos. Em São Paulo, atuou por mais de 10 anos na área da pecuária até que, em 1992, mudou-se para Campo Grande, onde abriu a empresa 1001 Utilidades Domésticas. Em 1997, passou a atuar também na construção civil e, dez anos mais tarde, abriu a RMW Empreendimentos, que direciona seus serviços para atividades de manutenção de rodovias e pavimentação. Hoje, são cerca de 70 empregos diretos gerados em Campo Grande. Todo dia 12 de outubro realiza uma festa para as crianças na sede da AACC (Associação dos Amigos da Criança com Câncer) e, anualmente, cadastra dezenas de famílias carentes para doação de cestas básicas.
 
Ednilson Paulino Queiroz
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.675, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Eduardo Romero.
 
Cearense de Mombaça, nasceu no dia 15 de dezembro de 1966. Formou-se em Ciências Biológicas pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com Especialização, Mestrado e Doutorado na mesma instituição. Atuou como agente de Polícia Civil entre 1987 e 1996, trabalhando no GOF (Grupo de Operações de Fronteira), e em delegacias de Campo Grande e Três Lagoas. Também foi patrulheiro da PRF (Polícia Rodoviária Federal) por poucos meses. Ingressou como Oficial da Polícia Militar em 1996 e atualmente é biólogo da PMA (Polícia Militar Ambiental). É responsável pela educação ambiental, pelo Projeto Florestinha e pela comunicação social do Batalhão e já atuou como professor de Perícia Ambiental na UFMS e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
 
Eduarda Nassar Tebet Ajeje
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.716, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Flávio César.
 
Nascida no dia 29 de novembro de 1971, em Três Lagoas, graduou-se em Medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Fez estágio em endoscopia e motilidade digestiva na Mayo Clinic Rochester, nos Estados Unidos. É especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela USP (Universidade de São Paulo) e em Endoscopia Digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. É também Mestre em Medicina pela USP e atuou como professora substituta na UFRJ. Atualmente tem consultório em Campo Grande e atua como diretora financeira da Cooperativa de Especialidades Endoscópicas, endoscopista no Hospital São Julião e chefe fo Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Regional Rosa Pedrossian.
 
Eduardo de Oliveira Elias
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.707, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Professora Rose.
 
Formado e pós-graduado em Arquitetura e Urbanismo, nasceu em Penápolis (SP) no dia 29 de junho de 1954. Trabalhou junto a escritórios especializados e na Prefeitura de São Paulo. Lá, atuou por quase 20 anos nas áreas da cultura, habitação, desenvolvimento urbano e meio ambiente. Foi professor-colaborador do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) e tornou-se Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mudou-se para Campo Grande há mais de 20 anos e exerceu diversas funções na Anhanguera/Uniderp, onde atualmente é Pró-reitor de Graduação.
 
Eliana de Mattos Carvalho
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.700, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Professor João Rocha.
 
Nasceu na cidade de Ponta Porã, no dia 28 de abril de 1959, e fixou residência em Campo Grande em fevereiro de 1975. É graduada em Educação Física e Pedagogia, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior, e chefe do Comitê da Cultura e Esporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Foi presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física de Mato Grosso do Sul, entre 1998 e 2012, e organiza o Encontro Sul-mato-grossense de Educação Física desde 1998. Foi ainda idealizadora do Movimento Associativo Apefiano Vivo, como forma de manter vivo o espírito associativo das APEF’s.
 
Elizeu Clementino dos Santos
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.703, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Coringa.
 
Casado, o comerciante nasceu no dia 30 de março de 1974, na cidade de Ivinhema. Mudou-se para Campo Grande aos 18 anos e trabalhou como pedreiro, balconista e padeiro. Em 2000, partiu para o empreendedorismo e inaugurou o Mercado Estrela, um dos mais conhecidos na região das Moreninhas. É membro da Igreja Assembleia de Deus, onde atua como colaborador, e efetua diversas ações sociais com doações de donativos para centros de reabilitação e pessoas necessitadas. 
 
Elizeu Gonçalves de Oliveira
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.694, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Ayrton Araújo de PT.
 
O apóstolo nasceu na cidade de Vicentina em 26 de maio de 1971 e há 35 anos escolheu Campo Grande para criar raízes. É casado e pai de uma única filha. Em julho de 1992, consagrou-se Pastor, atuando como missionário no Japão até 1996. Em agosto de 2001 assumiu a presidência nacional da Igreja Deus é Verdade. No comando da Igreja até hoje, sempre promoveu diversas ações sociais, colaborando com a diminuição das desigualdades e oportunizando o desenvolvimento pessoal dos moradores de Campo Grande. 
 
Fabiano Ruiz Gastaldi
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.729, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Airton Saraiva.
 
Casado, nasceu no dia 30 de outubro de 1975, na cidade de Braúna (SP). Formou-se Bacharel em Direito na Faculdade de Direito de Araçatuba, em 1997, e fez três pós-graduações nas áreas do Direito e Segurança Pública. Há 13 anos é delegado de Polícia Civil em Mato Grosso do Sul, tendo trabalhado nas cidades de Sidrolândia e Campo Grande, onde já foi titular da 1º, 4ª e 7ª delegacias. Foi eleito presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul) em 2009 e reeleito para o biênio 2011/13. É também vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil e exerce o cargo de Assessor Especial da Delegacia-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
 
Fábio Kanomata
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.726, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Vanderlei Cabeludo.
 
Casado e pai de uma filha, nasceu no dia 08 de junho de 1971, na cidade de Caarapó. Formou-se em Medicina pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 1994, e especializou-se em Oncologia pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer). Em 2000 começou a trabalhar no Hospital Regional e na Santa Casa, dois dos maiores hospitais de Mato Grosso do Sul. Possui diversos artigos publicados em periódicos e livros. Realizou ainda apresentações de trabalhos em jornadas acadêmicas e participou de inúmeros eventos médicos.  
 
Fairte Nassar Tebet
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.691, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Dr. Jamal.
 
Nasceu no dia 08 de novembro de 1945, na cidade de Rio Brilhante. Em 1969, casou-se com o ex-senador Ramez Tebet, com quem teve quatro filhos: Simone, Eduarda, Ramez e Rodrigo. Formou-se em Línguas Neolatina pela Universidade Santa Ursula e em Inglês pelo Instituto Brasil Estados Unidos, no Rio de Janeiro (RJ). Desenvolveu projetos como Campanha do Agasalho, Casa do Artesão e Natal dos Pobres, todos em Três Lagoas. Foi presidente do Fundo de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, onde se dedicou a melhorar o atendimento nas creches do Estado. Participou, também, da criação de oficias de doação de óvulos e reparação de cadeiras de rodas.
 
Gil Carlos Pereira de Camilo
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.719, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Alceu Bueno.
 
Casado e pai de dois filhos, nasceu no dia 29 de agosto de 1963, na cidade de São Paulo (SP). Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), em 1989, mudou-se para Campo Grande no ano seguinte. Elaborou diversos projetos significativos na cidade, dentre eles a Central de Atendimento ao Cidadão, a Casa do Idoso, a Concha Acústica Família Espíndola (Praça do Rádio Clube), a Orla Ferroviária e o Fórum Eleitoral de Campo Grande – além de residências e escritórios. Acumula em seu portfólio de mais de 500.000 metros quadrados de área projetada.
 
Gilmar Antunes Olarte
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.740, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Waldecy Chocolate.
 
Filho de Evaldo André Olarte (in memorian) e Berenice Antunes Olarte, Gilmar nasceu em 30 de maio de 1970, na cidade de Aquidauana (MS), e mudou-se para Campo Grande (MS) aos 14 anos, município o qual sempre teve grande carinho. Líder religioso desde 1985, no Movimento Jovem das Assembleias de Deus de Campo Grande, formou-se teólogo na EETAD (Escola de Ensino Teológico da Assembleia de Deus), ministrando palestras internacionais sobre o tema. Pastor, fundador e líder da igreja e do ministerio Assembleia de Deus Nova Aliança Brasil, Gilmar também é cantor gospel, músico e maestro, além de ser radialista há mais de 20 anos. Técnico contábil, possuindo escritório de contabilidade na Capital desde 1990, também é comerciante de estética e beleza, junto com sua esposa Andréia Nunes Zanelato Olarte e com seus filhos Higor e Eloa. Foi vereador de 2007 a 2008, e atualmente é vice-prefeito da Capital, desde janeiro de 2013.
 
Gilson Adriel Lucena Gomes
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.689, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Elizeu Dionizio.
 
Nasceu na cidade de Porto Alegre (RS) no dia 07 de julho de 1966, e mudou-se para Campo Grande em 1987, onde se tornou Oficial do Exército Brasileiro. Cursou Direito na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e passou a atuar como advogado. Foi defensor dativo da Justiça Federal em Campo Grande nos anos de 1997 e 1998. Atualmente, atua como sócio no escritório de advocacia Lucena Gomes & Advogados Associados e presta assessoria jurídica na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões e na Convenção Estadual dos Ministros das Assembleias de Deus de Mato Grosso do Sul.  
 
Hilário Silva Borges
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.734, de 1º de agosto de 2013, por indicação do vereador Airton Saraiva.
 
Casado e pai de um filho, nasceu no dia 21 de fevereiro de 1955 na cidade de Itaporã. Em busca de oportunidades, mudou-se para Campo Grande em 1994. No ano seguinte, em sociedade com sua esposa, fundou a empresa Capital Rolamentos, que atua no desenvolvimento dos setores automotivo, industrial e agrícola e, atualmente, desponta como a maior do segmento em Mato Grosso do Sul e região. Além das atividades empresariais, participa ativamente das obras do Santuário de São Judas Tadeu, da Arquidiocese de Campo Grande.
 
Hospital São Julião
Medalha do Mérito Legislativo conferida pelo Decreto Legislativo nº 1.714, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Eduardo Romero.
 
Fundado em 1941, a partir de um programa do Governo Federal que instalou 36 asilos-colônia para isolar pacientes portadores de hanseníase, a unidade é referência para tratamento da doença na América Latina. Á época, prevalecia o medo e o preconceito com os portadores da hanseníase. Hoje, o hospital dispõe do que há de melhor e mais atualizado na terapêutica, prevenção e reabilitação de alterações dermatológicas. Tem ainda o reconhecimento do Ministério da Saúde pela assistência a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), recebendo prêmio de qualidade hospitalar na região Centro-Oeste.
 
Jary de Carvalho e Castro
Medalha do Mérito Legislativo conferida pelo Decreto Legislativo nº 1.699, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Alceu Bueno.
 
Casado e pai de dois filhos, nasceu em Campo Grande no dia 17 de julho de 1960. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência na área, com ênfase em construção civil. Há 28 anos atua com sólida vivência na área da construção de obras privadas e públicas, sendo que há 23 anos é empresário. Em sua carreira, foi responsável pela execução de cerca de 250.000 m² de obras. Além disso, possui expressiva atuação em entidades classistas, com mais de 15 anos em cargos de chefia e liderança nas áreas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. É atual presidente do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).
 
João Geraldo Abussafi de Lima
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.708, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Grazielle Machado.
 
Nasceu no dia 14 de agosto de 1965 na cidade de Londrina (PR) e mudou-se para Campo Grande aos 13 anos de idade, logo após a divisão do Estado. Morou nos Estados Unidos, onde fez cursos de marketing comercial e manteve contato com aristas e pessoas influentes na sociedade brasileira. De volta a Capital, onde reside e trabalha, dirige seus negócios com filiais em Campo Grande, São Paulo e Miami (EUA). Ministra palestras motivacionais por todo o país, divulgando nossa cidade e o estado de Mato Grosso do Sul.
 
João Miguel de Souza 
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.709, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Professora Rose.
 
Casado, nasceu na cidade de Conceição (PB). Graduou-se, em 1981, em Administração de Empresas pela Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) e, em 1984, em Direito pela mesma instituição. Atuou como advogado autônomo por dez anos, foi professor universitário durante outros sete e desde 1996 ocupa o cargo de Defensor Público. Na Defensoria, começou a carreira em Ribas do Rio Parto e, depois, passou por outras sete comarcas. Atualmente está em Campo Grande e acumula, ainda, a defesa de pessoas carentes junto à 2ª Vara de Família.
 
João Nilson Castilhos de Morais
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.730, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Paulo Siufi.
 
Casado e pai de dois filhos, nasceu no pequeno distrito de Santa Lucia do Piaí, em Caxias do Sul (RS), no dia 25 de janeiro de 1954. Morou em várias cidades do Rio Grande do sul, onde atuou como representante comercial de empresas voltadas para produtos e implementos agropecuários. Mudou-se para Campo Grande em 1983 em, seis anos depois, fundou a Inka Indústria de Ferragens, empresa fabricante de produtos voltados ao setor agropecuário, construção civil, transporte rodoviário, entre outros.
 
Jorge Luiz Bitencourt
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.669, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Otávio Trad.
 
Nascido no dia 12 de julho de 1955, em São José do Ouro, estado do Rio Grande do Sul, casado com Gesa Bauce Bitencourt, pai de duas filhas e avô de duas netas, veio para Mato Grosso do Sul no ano de 1983 com a intenção de trabalhar na área de agronomia, num negócio que não deu certo na época. No entanto, em 1986, abriu a Autoclínica Passo Fundo, oficina de veículos conhecida por seu trabalho sério, competente e eficaz. No local, arrumava carros para o senhor Nelson Trad, se tornando muito amigo da família. Jorge ‘Gaúcho’, como também é conhecido, joga ainda pela equipe do Clube Estoril, defendendo o time em vários campeonatos. Feliz por amar seus filhos e amar o que faz, ele mesmo se clara um sul-mato-grossense de coração.
 
Jorge Razanauskas Neto
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.690, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Dr. Jamal.
 
Nascido em 26 de junho de 1957, na cidade de São Paulo (SP), solteiro, é filho de Petras Razanauskas e Maria Jorge Razanauskas. Em 1982, formou-se em Direito pela FMU (Faculdade Metropolitana Unidas) de São Paulo. Posteriormente, foi nomeado delegado de Polícia Regional de Nova Andradina e Dourados, sendo ainda delegado titular do 3º Distrito Policial de Campo Grande, da Polinter e do 1º DP de Corumbá. Foi chefe do Núcleo de Correição da Corregedoria Geral da Polícia, diretor de Administração e Finanças, diretor do Departamento de Polícia da Capital e também da Acadepol (Academia de Polícia). Exerceu ainda o cargo de diretor-geral da Polícia Civil, foi diretor do Interior do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), foi coordenador-geral de Perícias e, desde 2009, é o diretor-geral da Polícia Civil, sendo ainda eleito vice-presidente do Conselho Superior de Chefes da Polícia Civil do Brasil, no biênio 2013/2014.
 
José Benedito Marques
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.722, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Paulo Siufi.
 
Nasceu na cidade de Mogi das Cruzes (SP), onde formou-se em Direito pela Universidade Braz Cubas. Foi lá, também, que se interessou pelo comércio. A convite da irmã, mudou-se para Campo Grande, onde escreveu sua história. Atualmente atua como apresentador do programa Festas e Eventos TV e idealizador do evento Noiva Fashion.
 
José Chadid
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.720, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Cazuza.
 
Psicólogo, bacharel em Direito e professor universitário, nasceu no dia 19 de março de 1953, na cidade de Ponta Porã, e mudou-se para Campo Grande em 1980. Graduou-se em Psicologia pela PUC/PR, em Curitiba (PR), e em Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), já na capital sul-mato-grossense. É pós-graduado em Psicologia, Direito e Filosofia. Já foi Secretário Municipal do Bem Estar Social, durante a gestão de Lúdio Martins Coelho, subchefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul, durante a gestão de Marcelo Miranda Soares, e assessor especial do ex-governador Pedro Pedrossian. Atualmente é Secretário Municipal de Educação e presidente do Comad (Conselho Municipal Antidrogas).
 
José Pinheiro Bueno
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.717, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Flávio César.
 
Casado e pai de dois filhos, nasceu na cidade de João Pinheiro (MG) no dia 18 de novembro de 1939. É proprietário das empresas Viação Canarinho e Viação Campo Grande, importantes empresas de transporte da cidade, e foi diretor, durante 25 anos, da Viação Cidade Morena. Antes, no entanto, trabalhou como caminhoneiro e produtor rural. Hoje gera emprego e renda para diversas famílias através de suas empresas.
 
José Vanderlei Rodrigues
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.731, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Paulo Pedra.
 
Casado, nasceu no dia 03 de março de 1959 na cidade de Bilac (SP) e formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mudou-se para Campo Grande em 1991, realizou projetos executivos, construção, direção, gerenciamento e acompanhamento de obras de engenharia elétrica, civil e telecomunicações. Atualmente atua como diretor e responsável técnico das empresas Atomus Engenharia e CVS Construtora, ambas com sede em Campo Grande.
 
Julio Cesar Pereira Cabral
Medalha do Mérito Legislativo conferida pelo Decreto Legislativo nº 1.715, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Cazuza.
 
Publicitário e artista plástico, nasceu em Campo Grande no dia 13 de novembro de 1960. No campo das artes, um dos diversos prêmios que recebeu o levou para uma temporada na Espanha. Trabalhou e comandou diversas agências de propaganda em todo o Brasil. Coordenou o marketing em diversas campanhas políticas dentro e fora do Estado, foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Mato Grosso do Sul e, após um período no Rio de Janeiro, retornou para Campo Grande em 2012. Neste ano, assumiu a presidência da Fundac (Fundação Municipal de Cultura).
 
Jurandir José de Oliveira
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.663, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Edil Albuquerque.
 
Médico e odontologista, nasceu em Aquidauana no dia 30 de dezembro de 1944. É casado há 43 anos, tem uma filha e um neto. Concluiu a faculdade de Odontologia com especialização em Endodontia na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e, mais tarde, formou-se em Medicina com especialização em Saúde da Família na mesma instituição. Foi colaborador do Projeto Salve, onde atendia nas escolas. Como médico, trabalhou em postos de saúde 24 horas na Capital e auxiliou na implantação das unidades de saúde do Jardim Tarumã e do bairro José Pereira. Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Rádio Clube e médico regulador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) regional e estadual.
 
Kátia Regina Nunes Ribeiro Motti
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.665, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Carla Stephanini.
 
Pedagoga e Mestre em educação pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), nasceu em Aquidauana no dia 15 de maio de 1971. Atuou como vice-presidente da Associação Municipal da Omep (Organização Mundial para a Educação Pré-escolar), coordenadora do Fórum Permanente de Educação Infantil no Estado entre 1998 e 2001, assessora técnica da Promosul (Fundação de Promoção Social de Mato Grosso do Sul) e conselheira em diversos órgãos voltados para a educação, assistência social e direitos das crianças e dos adolescentes. Foi ainda chefe da Divisão de Assistência a Infância da Prefeitura de Campo Grande e atualmente é chefe de gabinete do deputado estadual Júnior Mochi e membro da diretoria executiva do PMDB Mulher. É casada e mãe de duas crianças.
 
Leodegar Kunzler
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.725, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Chiquinho Telles.
 
Radialista, nasceu na cidade de Três Passos (RS) no dia 31 de janeiro de 1956. Chegou a Campo Grande no início da vida adulta, quando começou a trabalhar no comércio e passou a construir sua vida na Capital. Apaixonou-se pelo bairro onde vive até hoje: Moreninhas. O gosto pelo bairro o fez participar ativamente como liderança comunitária na região. Fez parte da associação local dos moradores e foi um dos fundadores da Associação Atlética das Moreninhas. A paixão pelas artes se transformou em profissão e, há dez anos, apresenta o programa Ronco da Gaita, na FM Comunitária Moreninhas. Lançou também um livro, intitulado “Seiva de Sonhos”.
 
Lidio Nogueira Lopes
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.660, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Carlão.
 
Nascido na cidade de Iguatemi, em 05 de agosto de 1966, veio de família humilde e, com apenas nove anos, começou a trabalhar como engraxate. Depois, foi pichador de taco e, posteriormente, foi o primeiro mensageiro do Posto Telefônico de Iguatemi. É advogado, funcionário efetivo do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), além de membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões. Exerce, ainda, a função de presidente da Umadecamp (União de Mocidade das Assembleias de Deus em Campo Grande). Atualmente é deputado estadual e membro da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).
 
Liziane Carla Furlan Berrocal
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.684, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Chiquinho Telles.
 
Filha de Luiz Carlos Berrocal Bellido e Ana Lúcia Furlan Berrocal, nasceu na cidade de Marília (SP) no dia 03 de setembro de 1980, e mudou-se para Campo Grande aos cinco anos de idade. Ainda adolescente dedicou-se ao movimento estudantil, onde defendia não apenas os direitos dos estudantes, mas também dos professores. Também engajou-se por melhorias no setor de reciclagem da Capital, com projetos e ideias para melhorar a vida dos catadores. Formada em Jornalismo pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), trabalhou em jornais diários, sites e assessoria de comunicação. Utiliza ainda as redes sociais para promover o que chama de “rede do bem”, onde une-se aos amigos para que ações de caridade e auxílio ao próximo sejam constantes.
 
Luiz Antônio Saab
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.692, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Dr. Jamal.
 
Nascido no dia 26 de agosto de 1945, em Cuiabá (MT), é casado e pai de três filhos. Em 1986, formou-se em Direito pela Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso). Foi funcionário público na Secretaria Estadual de Segurança Pública, onde passou por vários cargos: escriturário, investigador de polícia, comissário, escrivão e inspetor, antes de tornar-se delegado. Atuou nas cidades de Nova Andradina, Ponta Porã, Amambai, Miranda, Coxim, Tacuru, Paranhos e Campo Grande.
 
Marcelo Brinholi Proença
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.697, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Coringa.
 
Casado e pai de quatro filhos, nasceu no dia 06 de dezembro de 1974, na cidade de Fênix (PR). Formou-se Bacharel em Teologia no ano 2000, no Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte (PR). Foi ordenado ao Ministério Pastoral no ano de 2001, na Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, em Campo Grande, para onde se mudou com a família. No ano de 2008, sua família aceitou o desafio de implantar o Maná (Ministério Apostólico para as Nações na Visão Celular no Modelo dos 12), em Campo Grande. No dia 18 de junho de 2011, recebeu a unção para o ministério Apostólico.
 
Marcelo Câmara Rasslan
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.724, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Paulo Pedra.
 
Casado, pai de três filhos e avô de uma neta, nasceu na cidade de Dourados, no dia 05 de agosto de 1960. Ingressou na magistratura em 1988, após advogar na região de Glória de Dourados por cinco anos. Como juiz, atuou nas cidades de Costa Rica, Sidrolândia, Ivinhema e Campo Grande. Entre 2003 e 2005, foi Juiz Auxiliar da vice-presidência do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) – função que também exerceu entre 2009 e 2010. Foi vice-presidente e presidente da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul) e professor universitário. Integrou por duas vezes a lista tríplice para promoção por merecimento ao cargo de Desembargador do TJMS.
 
Marco Aurélio de Oliveira
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.713, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Gilmar da Cruz.
 
Casado e pai de três filhas, nasceu no dia 04 de dezembro de 1963 na cidade de Três Coroas (RS). Mudou-se para Campo Grande em maio de 2007, onde estabeleceu sua empresa Romance Moda, que atualmente conta com 12 funcionários, 36 representantes e 4,8 mil consultores. Seu trabalho gera emprego e renda, além de aquecer a economia campo-grandense. Sempre acreditou na cidade, pois cria oportunidades de trabalho para diversas famílias.  
 
Marcos Cesar Alberto
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.683, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Elizeu Dionizio.
 
Casado e pai de dois filhos, nasceu no dia 30 de janeiro de 1968 na cidade de São Paulo (SP). Mudou-se para Campo Grande em 2001 para assumir importante trabalho no mercado automotivo. Na área, atuou entre 1993 e 1998 como diretor técnico em empresa da família que representava a Volkswagen e realizou cursos de capacitação em Orlando (EUA), onde morou entre os anos de 1999 e 2001. Atualmente atua como diretor comercial da Motor 3 France. 
 
Margarida Gomes Marques (in memorian)
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.704, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Luiza Ribeiro.
 
Gaúcha de Bagé, formada em Filosofia e Jornalismo, nasceu no dia 11 de dezembro de 1940. Trabalhou em todas as áreas da imprensa: escrita, falada, impressa, assessorias, e foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul e da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul). Trabalhou em assessorias em todas as campanhas eleitorais do Estado desde a retomada da democracia. Faleceu no dia 17 de agosto de 2012 por complicações cardiorrespiratórias. 
 
Maria Aparecida Albuquerque Arroyo
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.673, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Grazielle Machado.
 
Nasceu na cidade de Aquidauana, casada e mãe de duas filhas. Formou-se em Medicina pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com Residência em Clínica Médica e Especialização na área de Nefrologia. Faz parte do corpo docente da instituição desde 1986, sendo responsável pela disciplina de Nefrologia. Fundou, em 1989, a Abrec-MS (Associação Beneficente dos Renais Crônicos de MS), entidade reconhecida e de grande credibilidade junto à comunidade. Ela atende cerca de 750 pacientes carentes em todo o Estado, oferecendo medicamentos, alimentação, transporte, assistência social e outros benefícios. 
 
Mario Sergio Flores do Couto
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.728, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Delei Pinheiro.
 
Casado, pai de dois filhos, nasceu no dia 30 de março de 1967 na cidade de Nioaque. Atua como pastor evangélico há 11 anos, quando foi ungido, e preside a Igreja Evangélica Missionária Independente, que tem três comunidades atuantes no Residencial Vila Bela e no Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande, e na cidade de Nova Mutum (MT). É também bacharel em Teologia pela Faculdade Sul-Americana de Londrina (PR), curso que foi concluído em 2005. 
 
Mauro Cavalli
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.695, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Carla Stephanini.
 
Nascido na cidade de Sandovalina (SP) e radicado em Campo Grande há 17 anos, é administrador, advogado e pecuarista. Como coordenador geral de licitação da Semad (Secretaria Municipal de Administração), em Campo Grande, coordenou o emprego de materiais e serviços adequados para os órgãos e entidades do município. Foi reconhecido pela excelência no estabelecimento e desenvolvimento das atividades de licitação e pela agilidade e qualidade dos serviços prestados. Atualmente atua como pecuarista, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e do Estado.
 
Neri José Bamberg Kaspary
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.678, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Eduardo Romero.
 
Filho de alemães, casado e pai de três filhos, nasceu na cidade de São Paulo das Missões (RS) no dia 15 de maio de 1965. Formou-se em Filosofia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 1990, e Jornalismo pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), cinco anos depois. Atuou como editor nos jornais JBC, Diário da Serra, Correio do Estado e O Estado de MS, e teve passagem também pela TV Guanandi. Atualmente, ocupa a função de diretor de jornalismo do SBT-MS. Em meados da década passada, foi professor do curso de graduação em Jornalismo da Uniderp.
 
Neudes Ribeiro Cardoso
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.718, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Flávio César.
 
Nasceu na cidade de Rio Verde (GO) no dia 04 de outubro de 1957. Ainda jovem, mudou-se para Goiânia (GO), onde concluiu os estudos e formou-se em Medicina pela UFG (Universidade Federal de Goiás) em 1982. Mudou-se definitivamente para Campo Grande no início da década de 90. Serviu como Oficial Médico no CMO (Comando Militar do Oeste) e, no final da década, retornou para a capital goiana para aprimoramento na área da Medicina. É especialista em Ginecologia e Obstetrícia. 
 
Ociel Ortiz Elias
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.698, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Alceu Bueno.
 
Atual comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, nasceu na cidade de Aquidauana no dia 16 de maio de 1954. É casado e pai de quatro filhos. Ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros em 1976 e, desde então, presta relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense. Foi comandante de grupamentos em Dourados, Corumbá e Campo Grande e,em 1994, foi promovido ao posto de Coronel. É ainda o atual Coordenador Estadual de Defesa Civil. 
 
Orlando Lima Monteiro
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.679, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Elizeu Dionizio.
 
Casado, nasceu no dia 16 de maio de 1959. Atuou em várias funções eclesiásticas, sempre visando o benefício da sociedade campo-grandense e zelando pela estrutura da família. Foi professor e superintendente da Escola Bíblica Dominical. Trabalhou em intercâmbio com a universidade San Agustin, em Arequipa (Peru), no projeto “Cultura Empresarial e Qualidade Humana: Intrínseca e Funcional”. É pós-graduado em Planejamento, Ecologia e Legislação Ambiental e já presidiu a Fundad (Fundação de Serviços da Igreja Evangélica Assembleia de Deus).
 
Oscar Augusto Vianna Stuhrk
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.677, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Mario Cesar.
 
Nasceu em Corumbá no dia 24 de fevereiro de 1962. Casado, é pai de dois filhos. Formado em Direito, iniciou sua carreira como estagiário do tribuno Giordano Neto. Em 1988, foi nomeado procurador jurídico da Câmara Municipal de Campo Grande, onde permaneceu por quatro anos. Já como procurador do município, foi autor do parecer que beneficiou a isenção de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de imóveis prediais com até 80 metros quadrados. Com escritório particular, advogou para o Banco Bamerindus e HSBC. Também é autor de vários artigos publicados na comunidade jurídica e na imprensa.
 
Otilia Neto Cisneros
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.705, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Gilmar da Cruz.
 
Casada, nasceu no dia 13 de dezembro de 1960, em Clorinda, província de Buenos Aires (ARG). Mudou-se para o Brasil ainda criança e fixou residência em Corumbá, onde foi naturalizada brasileira. Em 1993, rumou para Campo Grande com os três filhos de seu primeiro casamento. Fundou, ao lado do marido, o pastor Antônio Carlos Ferreira, a Editora Vida Plena. Com ela, passou a desenvolver trabalhos em jornais de circulação em Campo Grande. Presidente da Clieb (Convenção de Lideres das Igrejas Evangélicas do Brasil), ajuda na organização jurídica e administrativa das igrejas evangélicas, com a finalidade de aprimorar trabalhos sociais e educacionais para a formação de líderes religiosos. É ainda pastora evangélica, jornalista, teóloga, professora do Curso de Capelania e juíza de Paz Eclesiástico do Instituto Teológico da Clieb.
 
Paulo Cezar de Oliveira
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.706, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Professor João Rocha.
 
Natural de Tupã (SP), casado e pai de duas filhas, nasceu no dia 28 de março de 1954 e mudou-se para Campo Grande há 30 anos. É graduado em Engenharia Civil pela Fundação de Ensino Pesquisa de Itajubá (MG) e atua na Capital desde que mudou-se do interior paulista. Tem um acervo técnico de mais de 200.000m² de obras construídas. Além disso, atuou como empresário na Empresa Strauss Fundações, na área de fundação e sondagem, por cerca de 13 anos. 
 
Paulo Roberto de Quadros Almeida
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.735, de 1º de agosto de 2013, por indicação do vereador Otávio Trad.
 
Casado, pai de três filhos e avô de uma neta, nasceu no dia 05 de setembro de 1959, na cidade de Rio Pardo (RS). Mudou-se para Campo Grande em 2000, a convite da empresa Merial Medicamentos Veterinários, da qual exerce a função de Gerente Regional em Mato Grosso do Sul. Formado em Medicina Veterinária, atua em projetos de controle sanitário e genético para o Estado, organizando e distribuindo vacinas para as principais doenças dos animais em produção. Desde 2010, consegue doações de produtos para manter o controle sanitário do rebanho leiteiro do Hospital São Julião, em Campo Grande, com o objetivo de melhorias de produtividade e redução dos custos da instituição.
 
Paulo Vitor Brito de Oliveira
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.702, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Vanderlei Cabeludo.
 
Nasceu no dia 23 de setembro de 1971, na cidade de Três Pontas (MG). É casado e pai de dois filhos. Gestor, com licenciatura plena em Matemática e Física, possui experiência profissional multidisciplinar adquirida em instituições de ensino, empresas de serviços nas áreas de transportes, turismo e entretenimento. Mudou-se para Campo Grande em março de 2008 para assumir a administração da Viação São Francisco, onde propôs nova diretriz de atendimento a comunidade e se engajou em projetos sociais, como o “Bom de Bola, Bom na Escola”, da Polícia Militar.
 
Rivaldo Venâncio da Cunha
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.737, de 1º de agosto de 2013, por indicação do vereador Alex do PT.
 
Solteiro e pai de duas filhas, nasceu na cidade de Glória de Dourados no dia 28 de dezembro de 1957. Médico formado pela Universidade de Caxias do Sul, tem Mestrado e Doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz, além de pós-doutorado em Medicina Tropical, com ênfase no estudo das doenças causadas por vírus, também pela Fundação Oswaldo Cruz. Atua como professor do curso de Medicina na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pesquisador do Departamento de Medicina Tropical da Fundação, membro da Câmara Técnica de Apoio da Saúde ao Plano de Desenvolvimento Regional do Ministério da Saúde e presidente da Regional sul-mato-grossense da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. É também diretor da Fundação Oswaldo Cruz em Mato Grosso do Sul.
 
Robson Luís Farias Furlan
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.686, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Luiza Ribeiro.
 
Nasceu no dia 02 de abril de 1979, na cidade de Maringá (PR). Como jogador de voleibol, foi campeão dos Jogos Escolares de Campo Grande, Jogos Estaduais e campeão brasileiro de voleibol da primeira divisão pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), em 1996. Em Lisboa (Portugal) e Varsóvia (Polônia), faturou ainda os Jogos Internacionais da Juventude, entre 1994 e 1996. É proprietário do Eco Hotel do Lago e desenvolve atividades na coordenação da implantação da empresa cidadã no estabelecimento, além de incentivar a criação de eventos próprios com viés social e esportivo para marcar Campo Grande como polo na modalidade de biribol.
 
Rodrigo Lucchesi Cordeiro
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.659, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Airton Saraiva.
 
Casado, nascido em 06 de agosto de 1980, em Cruzília (MG), o fisioterapeuta trabalha há dez anos na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde dirigiu trabalhos do complexo de atendimento multidisciplinar da saúde. Foi um dos idealizadores do primeiro centro de reabilitação para pessoas com deficiência física conveniado ao SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul. Atualmente está na coordenação técnica do Centro Especializado de Reabilitação da Apae de Campo Grande. Em 2012, o Centro atendeu quase duas mil pessoas com deficiência, reabilitando e devolvendo dignidade e qualidade de vida a todas.
 
Rubênio Silvério Marcelo
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.670, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Otávio Trad.
 
Nascido em Aracati (CE) e residente há 27 anos em Campo Grande (MS), é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal do Ceará, e bacharel em Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). É casado com Maria José Teixeira e é pai de dois filhos. Escritor, poeta, compositor e revisor, é membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e filiado à União Brasileira dos Escritores. Foi conselheiro Estadual de Cultura do Estado de MS. Autor de nove livros publicados e dois CDs tem elevado e levado a cultura regional além de fronteiras, tendo inclusive participado da I Bienal Internacional de Poesia. Escreve como colunista da Revista Destaque e também para os jornais Correio do Estado e O Estado de MS. É detentor de importantes títulos como Amigo da Cultura, concedido pela Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Amigo do Colégio Militar de Campo Grande e Amigo da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito).
 
Ruy Celso Barbosa Florence
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo 1.666, de 16 de julho, de 2013, por indicação da vereadora Carla Stephanini.
 
Nascido em Aguaí (SP), no dia 07 de janeiro de 1955, mudou-se Mato Grosso do Sul aos 28 anos. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/Campinas, é doutor em Direito Penal. Em 1986, ingressou na magistratura. É professor na Escola Superior da Magistratura em Campo Grande desde 1989 e dirigiu a organização e instalação do Curso de Direito da Uniderp. Atualmente ocupa o cargo de desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), acumulando as funções de Diretor da Escola Judicial e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desenvolvendo inúmeras ações voltadas para a sociedade campo-grandense. 
 
Sebastião Junior Ferreira Braga
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.682, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Paulo Siufi.
 
Nasceu no dia 06 de junho de 1979, na cidade de Abre Campo (MG). Filho de Ana Maria Ferreira Braga e Sebastião Ribeiro Braga (in memorian), sendo seu irmão Geraldo Henrique Ferreira Braga. Licenciou-se em Filosofia pela Unifebe, com diplomação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Cursou Teologia no Iteo (Instituto Teológico João Paulo II), em Campo Grande, e especializou-se em Arte Sacra pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora de Assunção. Recebeu a Honra ao Mérito  Catarinense no Palácio do Governo de Santa Catarina e a Honra ao Mérito da Unesco na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro (RJ). Dentre as atividades exercidas antes do Ministério Sacerdotal, foi professor de Metafísica, História da Filosofia Contemporânea e Teoria do Conhecimento. Na Arquidiocese de Campo Grande, é reitor do Seminário Propedêutico Dom Antônio Barbosa, assessor eclesiástico da Fazenda da Esperança e da Catequese, membro do Serviço de Animação Vocacional, dos Conselhos Presbiterial e para as Ordenações, cerimoniário episcopal e juiz auditor do Tribunal Eclesiástico do regional Oeste I da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
 
Sebastião Machado Rodrigues
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.711, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Professor João Rocha.
 
Casado, pai de quatro filhos, nasceu em 1940 na cidade de Aquidauana. Mudou-se para Campo Grande em 1973, onde fundou a Marcenaria Aquidauanense e, mais tarde, a Indústria de Móveis Nacional, já em 1986. Em mais de meio século de profissão, formou inúmeros profissionais marceneiros que hoje trabalham na Capital e em todo Mato Grosso do Sul.
 
Semy Alves Ferraz
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.739, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Alex do PT.
 
Nascido em 9 de janeiro de 1958, em Paranaíba (MS), filho de Belmiro Ferraz e Aurora Alves Ferraz, mudou-se aos 20 anos de idade para Campo Grande (MS). Casado com Socorro Ferraz e pai de Ludmila, Semy Filho e Igor, é engenheiro civil formado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com especialização em Administração de Empresas, pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e em Mercado de Crédito de Carbono e Mudanças Climáticas, pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Ainda estudante de engenharia, seu primeiro emprego na Capital foi como professor de escolas particulares, tornando-se logo depois estagiário da Sanesul. Anos mais tarde, viria a tornar-se diretor-presidente da entidade. Também foi diretor-presidente do Dersul, deputado estadual de 2003 a 2007, diretor do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e agora ocupa o cargo de secretário de Infraestrutura, Transportes e Habitação de Campo Grande (MS).
 
Sérgio de Paula
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.710, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Professora Rose.
 
Casado, é formado em Economia na Fifasul (Faculdades Integradas de Fátima do Sul). Atua como assessor técnico especializado na Assembleia Legislativa e foi diretor da Somasul da Secretaria de Fazenda da cidade de Dourados durante sete anos. Desenvolveu um trabalho elogiável e digno em vários setores da comunidade, como também nos cargos públicos por ele ocupado. Participou ativamente de movimentos em prol do desenvolvimento comunitário.
 
Sérgio Pereira Assis
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.661, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Carlão.
 
Nascido em Cassilândia no dia 14 de outubro de 1959, é casado e pai de quatro filhos. Na infância, trabalhou como vendedor de picolés e engraxate. Envolvido nos movimentos religiosos, iniciou sua liderança comunitária. Em 1996 ingressa na carreira pública, quando foi eleito vereador em Campo Grande. Em 2002, torna-se deputado estadual. Em seus mandatos, sempre priorizou matérias de inclusão social e projetos de lei baseados na ética e na moral. Em 2010, disputou as eleições para deputado federal pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), quando teve mais de 42 mil votos. É segundo suplente de sua coligação.
 
Tito Manuel Sarabando Bola Estanqueiro
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.687, de 16 de julho de 2013, por indicação da vereadora Juliana Zorzo.
 
Nasceu no dia 13 de setembro de 1965, em Gafanha de Nazaré, Portugal. É Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (SP) e graduado em Ciências Econômicas pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Foi assessor da presidência e gerente de suprimento técnico da Táxi Aéreo Kovacs, assessor especial da Coordenadoria Especial de Projetos de Governo, professor-colaborador da UFMS, professor Mestre da Unaes, além de gerente administrativo da Rede Pura Comunicação. Atualmente é diretor-técnico do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
 
Vilmar Silveira da Luz
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.696, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Chiquinho Telles.
 
Nascido em Sombrio (RS), em 26 de abril de 1951, é filho de Ogentiles Ricardo da Luz e Maria Silveira da Luz. Mudou-se para Campo Grande no meio da década de 80. Estudou Pedagogia na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Contribuiu para a construção da Capela Menino Jesus, no Conjunto União, doando seu trabalho aos fins de semana e feriados.  Hoje é integrante da Pastoral da Criança e prossegue com seu envolvimento no auxílio da Igreja Católica. É funcionário público estadual, prestando serviços na Escola Estadual Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, onde estudaram seus quatro filhos e, hoje, dois de seus cinco netos.
 
Waldemar Mellendes Junior
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.672, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Carlão
 
Nascido em Bauro (SP), em 22 de janeiro de 1962, é filho de Waldemar Mellendes e Maria de Lourdes da Silva Mellendes, e irmão de Rita de Cássia e Rosângela. Aos 13 mudou-se para Campo Grande. Estudou no Colégio São Luis e iniciou sua vida profissional no mesmo ano. Formou-se Técnico em Contabilidade aos 19. Serviu na Base Aérea até os 20 anos de idade, para realizar um sonho do pai. Em 1983 mudou-se par Porto Velho, mas retornou seis meses depois, quando montou uma lanchonete, chamada Estação. Simultaneamente, abriu uma empresa de conserto de rodas e lava jato. Em 1987, casou-se com Renata Estevão de Andrade. No mesmo ano, nasceu sua filha Fernanda. Em 1990, nasceu seu filho Luís Carlos. Após fechar as portas do Estação e de romper sociedade no lava jato, abriu a Auto Rodas em 1995, sua atual empresa. Junto com seu atual sócio, Hélio, e sua esposa Renata, tornou-se referência como prestadora de serviço no setor automobilístico da cidade.
 
Washington Ferreira de Moraes
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.736, de 1º de agosto de 2013, por indicação do vereador Mario Cesar.
 
Nasceu na cidade de São Paulo (SP) e mora em Campo Grande desde 2005. É graduado em ciências contábeis pela Unimar (Universidade de Marília), com pós-graduação em Auditoria e Controladoria Contábil pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e, aprovado em concurso público, exerce o cargo de agente tributário estadual. Foi eleito Delegado Sindical da 7ª DS-Nova Andradina do Sindicato dos Agentes Tributários Estaduais durante seis gestões, entre 1993 e 2004. Foi ainda presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato nos biênios 1997/98 e 2003/04 e é o atual presidente da entidade. É casado e pai de um filho.
 
Wilton Melo Acosta
Título de Cidadão Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.712, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Gilmar da Cruz.
 
Casado e pai de três filhos, nasceu na cidade de Jardim no dia 02 de fevereiro de 1970 e mudou-se para Campo Grande em 1978. Pastor evangélico da Igreja Sara Nossa Terra desde 2004, foi presidente da Federação da União Presbiteriana de Adolescentes em 1985. Em 2005, fundou a Sara Nossa Terra na cidade de Camapuã e atualmente é presidente do Fenasp (Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política) e secretário-executivo e sócio-idealizador da Confederação dos Conselheiros de Pastores Evangélicos do Brasil e de Mato Grosso do Sul.
 
Yara Maria Brum Penteado
Título de Cidadã Campo-grandense conferido pelo Decreto Legislativo nº 1.664, de 16 de julho de 2013, por indicação do vereador Edil Albuquerque.
 
Nascida em 20 de dezembro de 1941, na cidade de Aquidauana, trabalhou na implantação do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, e nas secretarias de Educação, Justiça e Saúde. Publicou ainda diversos livros, entre eles “Nas Ondas do Rádio” (1994), “Auxiliadora, 70 Anos” (1996) e “A Poesia da Oração: curandeiros, benzedores e outros magos” (2006). Foi considerada uma das “100 mulheres pioneiras em 100 anos de Campo Grande”. Aposentada, continua dedicada à pesquisa, particularmente na área da memória circunscrita apenas à transmissão oral.