ícone whatsapp

Zé da Farmácia quer inclusão dos profissionais no Plano Nacional de Imunização contra Covid-19

27.04.2021 · 12:00 · Vereador Zé da Farmácia

O vereador Zé da Farmácia (PODEMOS) se reuniu com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de MS (STEAC/MS), Ton Jean Ramalho Ferreira para discutir a luta dos trabalhadores da limpeza em Campo Grande a serem incluídos no grupo prioritário na vacinação contra o Coronavírus (Covid-19).

O vereador entrou em contato com a deputada federal, Rose Modesto (PSDB) e o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) para fortalecer a luta pela vacina para os cerca de 900 trabalhadores da limpeza pública da Capital, que estão no dia-a-dia nas ruas de Campo Grande, na coleta de lixo urbano e também de todos hospitais da cidade.

De acordo com Ton Jean, 200 trabalhadores (22%) dos trabalhadores da linha de frente da Solurb já contraíram o covid-19, alguns casos com reinfecção, dois óbitos e diversos casos de trabalhadores que estão internados e entubados. “Acabei de receber mais uma notícia de outro trabalhador entubado, a filha dele acabou de mandar um áudio. Converso com eles, acompanhamos de perto essa situação, a vacinação para essa categoria deveria ser prioridade! Mas confio em Deus e nas pessoas de bom coração que ainda existem, que alguém irá nos ajudar inserir essa categoria na programação e vamos ajudar a salvar mais vidas!”, ressaltou Ton Jean.

“Mais de 20% destes trabalhadores já foram afetados pelo covid. É um setor essencial que não pode parar, não parou quando todos ficaram em casa no lockdown, quando os hospitais estavam lotados, eles continuaram trabalhando, retirando os resíduos para que não acumulassem e houvesse a proliferação de doenças e de vetores” avalia Zé da Farmácia.

Para o vereador é preciso que poder público seja mais ágil para atender essa categoria.

“Dos cerca de 94 mil contaminados na nossa cidade, 2,2% foram desses trabalhadores da limpeza. Em Belo Horizonte (MG), o próprio Ministério Público pediu inclusão da categoria no Plano de Imunização contra o covid-19. Os garis chegaram a cogitar realizar uma greve lá em Minas Gerais. É isso que queremos para nossa cidade? Eles estão adoecendo, eles estão morrendo, precisamos garantir que esses trabalhadores sejam vacinados para que esses serviços essenciais sejam mantidos.”, pontuou o vereador Zé da Farmácia.

Assessoria de Imprensa do Vereador