ícone whatsapp

Comissão Especial para a Rio+20 discute propostas do Plano de Mobilidade Urbana do município

09.04.2012 · 12:00 · Reunião

O presidente da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Marcelo Bluma (PV), e integrantes do Comitê Sul-Mato-Grossense para a Rio+20 se reuniram nesta segunda-feira (09.04) com a diretora do Instituto de Planejamento Urbano (Planurb), Marta Lúcia da Silva Martinez, para discutir sobre as ações do Instituto voltadas à mobilidade urbana na Capital.

 

Os participantes questionaram a diretora com relação ao sistema cicloviário no município, buscando alternativas e oferecendo sugestões para o aprimoramento e implantação de novas ciclovias na cidade.

 

De acordo com a diretora do Planurb, o Instituto buscou recursos do PAC da Mobilidade (Plano de Aceleração do Crescimento da Mobilidade), do Governo Federal, para o aprimoramento do transporte coletivo e para a implantação de ciclovias na cidade, mas o Plano privilegiou apenas o transporte público, deixando as ciclovias para uma outra etapa. “Nós colocamos a proposta cicloviária no Plano, mas não foi aprovado porque a prioridade deles era o transporte público, já que ao longo desses 20 anos não houve investimento nesse setor”, afirmou.

 

Marta declarou que na proposta do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o Instituto vai dar prioridade ao pedestre, restringindo os estacionamentos no centro da cidade para que haja um fluxo maior de pessoas e, assim, um estímulo ao comércio.  Marta afirmou que o Instituto vai finalizar o esboço do Plano Municipal de Mobilidade Urbana neste mês e, posteriormente, irá abrir um período de consulta pública do Plano para que a sociedade possa dar sua contribuição à proposta.

 

Após a consulta pública, será realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal, no final do próximo  mês, com a participação da Comissão Especial de Mobilização para a Rio+20 e do Comitê Sul-Mato-Grossense para a Rio+20, para discutir as propostas do Plano e propor sugestões para a sua finalização.

Juliana Belarmino

Assessoria de Imprensa Vereador Marcelo Bluma