ícone whatsapp

Voz da Comunidade: programa mostra ações dos vereadores para atender demandas da população

18.04.2024 · 9:10 · Outras Notícias

A TV Câmara lançou o programa Voz da Comunidade, para falar das demandas da população e mostrar como os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande estão trabalhando para ajudar a atender essas reivindicações. Projetos de lei, legislações já em vigor, indicações atendidas ou emendas apresentadas estão entre algumas das ações que serão mostradas nas reportagens.

Nesta edição, a reportagem acompanhou o vereador Clodoilson Pires em uma das edições do Gabinete no Bairro. O projeto acontece todos os meses, em diferentes regiões da cidade. Além de serviços assistenciais e jurídicos, a população aproveita a oportunidade para apresentar demandas do bairro, que são transformadas em indicações e levadas ao Executivo.

Na ação, o vereador é procurado com relatos dos moradores sobre buracos nas ruas, necessidade de iluminação pública, poda de árvore ou outras melhorias. “Nossa equipe já vem durante a semana, vemos cada um dos problemas ‘in loco’ para fazermos indicações e tentarmos solucionar os problemas”, afirmou o vereador Clodoilson Pires.

No Jardim Colorado, onde a equipe de reportagem acompanhou o Gabinete no Bairro, a Rua Assis Brasil foi uma das visitadas pelo vereador, que irá encaminhar a reivindicação de reparos para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura.  “O vereador é essa conexão entre Executivo e a população. Queremos estar sempre próximos para ajuda-los e atendê-los”, exemplificou.

Na entrevista, o vereador fala ainda do trabalho à frente da Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso, com destaque para as mudanças na legislação do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), além do acompanhamento em relação à criação de novos conselhos tutelares, com a devida estruturação necessária para atendimento. Acompanhe abaixo a entrevista completa: 

 

Nesta edição, o Programa Voz da Comunidade acompanhou o vereador Dr. Victor Rocha em seu projeto Casa Rosa. O parlamentar idealizou a iniciativa para promover atendimento integrado no combate e diagnóstico precoce do câncer de mama. A Casa Rosa já zerou a fila de espera do Sistema Único de Saúde para exames da doença.

O projeto, idealizado pelo vereador Dr. Victor Rocha, visa garantir celeridade no atendimento das mulheres que procuram a Casa Rosa e podem já realizar o exame no mesmo dia em que passaram pela consulta. “Eu como Médico Mastologista, sempre trabalhei na rede do SUS, sempre tinha essa frustação das filas de espera para consultas e exames. Eu tinha ideia da gente montar um projeto onde a gente conseguisse resolver, numa ida só da paciente, todas as necessidades de saúde em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama.”

Na entrevista, o vereador também detalha outros projetos de sua autoria em benefício da Saúde Pública em Campo Grande. Acompanhe abaixo a entrevista completa:

A reportagem acompanhou o vereador Dr. Loester em visita à praça na região do Jardim Paulista e Jardim TV Morena, além da unidade básica de saúde do bairro Parque do Sol. Os dois investimentos resultam de emendas impositivas, que obrigatoriamente precisam ser executadas pela prefeitura, conforme recursos definidos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

O vereador destacou o diálogo com a população para definir os investimentos, citando exemplo da praça. “Conversei com a população aqui. Pensei em fazer um campinho de futebol, mas a gente nunca deve fazer o que a gente acha. Eu como vereador, eu ouço a população. Então perguntei e primeira coisa que me falaram foi da praça para as crianças e também a academia ao ar livre. Prometi que iria lutar junto à administração municipal e, infelizmente, eu não conseguia. Aí com a emenda impositiva, nós conseguimos a realização dessa obra importantíssima para a população”, disse.

Na entrevista, o vereador Dr. Loester comentou ainda sobre a conquista das emendas impositivas para a população, o problema crônico da falta de medicamentos nas unidades de saúde, as necessidades da Santa Casa e outros temas relacionados à fiscalização e gestão. Confira abaixo a entrevista completa:


Nesta edição, a reportagem acompanhou o vereador Edu Miranda em visita ao Bairro Vila Nasser em Campo Grande. O parlamentar conseguiu captar recursos em Brasília para a pavimentação de ruas na região. O asfalto foi uma reivindicação da comunidade, a realização da obra transformou o dia a dia dos moradores.

O vereador destacou durante a reportagem a conquista do mandato nesse atendimento de demandas da população.  “Conseguimos os recursos dos deputados federais, o vereador tem toda autonomia de poder correr atrás. Foi o que eu fiz, primeiro mandato como vereador, com medo de fazer as coisas, mas com vontade de fazer, meu primeiro projeto deu certo”, disse.

O vereador Edu Miranda falou ainda na entrevista sobre a Instituição Fazer o Bem Faz Bem, projeto idealizado há 16 anos, que atende a população com empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares, entre outros equipamentos. A instituição também presta atendimento socioassistenciais e socioeducativos.  Confira abaixo a entrevista completa:

 

Nesta edição, o Programa Voz da Comunidade acompanhou o vereador Otávio Trad em visita a dois bairros de Campo Grande, o bairro Panamá e o Conjunto União. O parlamentar buscou, através de indicações na Câmara Municipal e recursos, a implantação de academias ao ar livre, pistas de caminhadas e aulas de funcional e pilates para os moradores das regiões.

O trabalho realizado pelo vereador Otávio Trad visa proporcionar para a população de Campo Grande mais qualidade de vida e acesso a exercícios físicos. Na entrevista, o parlamentar detalha diversos outros projetos de sua autoria que levam o esporte para as regiões da Capital. Ele também destaca sua atuação pela acessibilidade e inclusão no município.

“Desde o início do nosso mandato, a gente tem tratado a questão da saúde mental como prioridade. Em 2019 nós fomos à Brasília, buscar recursos para instalar em Campo Grande mais de 15 academias ao ar livre. A gente vê a população abraçando esse projeto trazendo lazer, trazendo esporte e também trazendo saúde para todos”. Acompanhe abaixo a entrevista completa:

Nesta edição, a reportagem acompanhou o vereador Papy durante visita à praça do Bairro Tijuca, em Campo Grande. O pedido para a obra foi levado pelos moradores ao vereador e viabilizado com recursos federais e estaduais. Na comunidade, o sentimento é de transformação na rotina, com nova opção de lazer, esporte e até mesmo geração de renda para as famílias no novo espaço.

“Nosso mandato visa o resultado. Quando você se elege, você recebe o voto popular, que é um voto de confiança da população para realizar algo. O Legislativo tem a particularidade de falar, discursar, mas quando temos a oportunidade de realizar é muito satisfatório. Nosso mandato visa entrega para as pessoas”, disse. O vereador destaca que a praça está sempre cheia. “É uma transformação para o bairro, o asfalto em volta, as casas valorizaram e muitas pessoas têm explorado a praça de forma comercial, vendendo seus produtos, realizando eventos. É o investimento público entregando algo que as pessoas gostam de verdade”, disse.

Na reportagem, é possível acompanhar relatos de moradores que melhoraram a qualidade de vida com a prática de vôlei ou que conseguiram aperfeiçoar a renda da família, com as barraquinhas montadas para vender lanches. O vereador Papy falou ainda do projeto Pé no Bairro, que atua em todas as regiões de Campo Grande, além da sua atuação na relatoria da Lei Orçamentária Anual (LOA). Confira abaixo a entrevista completa:

Nesta edição, o Voz da Comunidade acompanhou o vereador Professor Riverton em visita ao bairro Dalva de Oliveira, região onde o parlamentar tem atuado por melhorias estruturais, além de implementar projetos sociais para os moradores.

O parlamentar detalhou sua atuação de proximidade com a população em Campo Grande para reivindicar ao Poder Executivo as demandas de diversas regiões da Capital. O vereador também destacou sua atuação em benefício da educação na Câmara Municipal, além de sua defesa pelo bem-estar animal.

“Os vereadores e vereadoras são o primeiro canal com a população. As pessoas nos procuram como a última oportunidade delas. Trabalho de segunda a segunda, não tem hora. As vezes alguém precisa de atendimento em posto de saúde, cascalhamento na rua. Tem sido muito positivo, já foram mais de mil indicações atendidas” destacou o vereador. Sobre sua atuação pela educação em Campo Grande, o parlamentar falou sobre os avanços da pasta. “Estou muito contente com os avanços que a educação vem tendo. A educação vinha sofrendo muito, sei que ainda precisamos caminhar, mas conseguimos avançar. Hoje eu ando nas escolas e consigo ver as melhorias.” Na entrevista, o vereador Professor Riverton também detalha a luta pela saúde mental dos profissionais da educação. Acompanhe abaixo a entrevista completa:

 

A TV Câmara lançou o programa Voz da Comunidade, para falar das demandas da população e mostrar como os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande estão trabalhando para ajudar a atender essas reivindicações. Projetos de lei, legislações já em vigor, indicações atendidas ou emendas apresentadas estão entre algumas das ações que serão mostradas nas reportagens.

Nesta edição, o Voz da Comunidade acompanhou o vereador Professor Juari em conversa com pais e professores sobre sua atuação pela valorização da educação na Capital.

O parlamentar detalhou vários projetos apresentados e aprovados na Casa de Leis para o fortalecimento da educação, como a proposta que prioriza a vaga de irmãos na mesma unidade escolar. Na entrevista, o vereador falou também sobre sua atuação no Legislativo Municipal pela educação inclusiva na Capital, além da sua luta pela valorização salarial dos profissionais da educação.

“Eu sou professor de carreira, sou professor efetivo no Estado, quis levar para dentro do parlamento municipal essa segurança para a categoria. Então, eu faço de toda maneira esforço para que eu não perca essa essência da sala de aula, a essência de quem está lhe dando no chão da escola, seja, com administrativo, com técnico, assistentes e, claro, com os professores, então a minha luta foi sempre fazer que a educação tivesse uma representação forte no Legislativo”, disse Juari. Acompanhe a entrevista completa abaixo:

 

 

Nesta edição, o Voz da Comunidade acompanhou o vereador Ronilço Guerreiro em conversa com comerciantes e consumidores sobre a proposta de criar o Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural, na Rua 14 de Julho, entre a Marechal Cândido Mariano Rondon e a Avenida Mato Grosso. A ideia é tornar o Centro da Cidade mais atrativo e levar mais pessoas para o local.

Depois da revitalização, que custou milhões aos cofres públicos, muitos comerciantes seguem enfrentando dificuldades e muitos estabelecimentos tiveram de fechar as portas. Algumas reivindicações estão relacionadas à segurança pública e mais vagas de estacionamento. O assunto foi tema de Audiência Pública proposta pelo vereador.

“Reviver o Centro de Campo Grande. Precisamos que o Centro de Campo Grande pulse de novo alegria e, principalmente, pessoas. Gastaram milhões de reais aqui na região central, se preocuparam com bancos, com a iluminação de Led, paisagismo. Colocaram bancos, mas não tem pessoas para sentar. O que queremos é trazer pessoas para o Centro de Campo Grande”, disse Guerreiro. Ele ressaltou a necessidade de atrativos, como restaurantes temáticos, pizzarias, casas de shows, de espetáculos e apresentações culturais.

Na entrevista, o vereador ressalta ainda outras ações de sua autoria: acompanhamento da obra do Centro de Belas Artes, ações de incentivo à leitura, direito às pessoas com fibromialgia e indicações para atender melhorias em bairros. Acompanhe a entrevista completa abaixo:

 

Na terceira edição, o Programa Voz da Comunidade acompanhou o vereador Valdir Gomes em dois projetos de acolhimento, atenção e cuidado aos idosos de Campo Grande. O Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza, projeto apresentado pelo parlamentar há 16 anos, promove atividades físicas, lazer e socialização para a terceira idade da Capital. O vereador Valdir Gomes acompanha o funcionamento do CCI semanalmente e destina suas emendas parlamentares para a continuidade do Vovó Ziza. O segundo projeto idealizado pelo vereador é a Vila do Idoso, um condomínio voltado à moradia dos idosos de baixa renda em Campo Grande. A Vila está em processo avançado de construção e será entregue mobiliada aos idosos.

“Você vê a alegria, você vê as participações deles ali diariamente, nas atividades. Eles renasceram, porque nós sabemos que muitos idosos são abandonados, tem muitas histórias de abandono. E o Vovó Ziza vem para trazer essa convivência. A Vila do Idoso foi um projeto que levou três anos para acontecer. É um projeto que deu certo em São Paulo e vai dar certo aqui”, destacou o vereador Valdir Gomes. Na entrevista, o parlamentar detalha também sua atuação em beneficio da educação de Campo Grande, além do acompanhamento da situação dos servidores que ganham menos que um salário mínimo. Acompanhe abaixo a entrevista completa:

Nesta segunda edição, o Programa Voz da Comunidade acompanhou o vereador William Maksoud em visita a dois bairros de Campo Grande. No Portal Caiobá, a expectativa dos moradores é com as obras de asfalto em algumas ruas, como a Diógenes Inácio de Souza. O vereador fez indicações, reuniões e o recurso foi viabilizado por meio de emenda federal. Já no Bairro Coophavila, alguns pedidos dos moradores também foram atendidos, como o recapeamento da Avenida Marinha, principal do bairro, novos semáforos e quebra-molas, iluminação e um retorno antes de chegar na Avenida Gunter Hans. Ainda, o Centro Comercial do bairro passou por nova pintura.

“O importante do mandato, da atividade parlamentar, é a gente fazer entregas. Estou com esse sentimento de estar realizando e fazendo as indicações serem atendidas”, afirmou o vereador Maksoud, ressaltando o trabalho de ouvir a comunidade e o contato com as associações de moradores. Na entrevista, ele destaca ainda a atuação em outros bairros de Campo Grande, audiência para discutir melhorias para o Centro da Capital, projetos de sua autoria, como o Valorização à Vida, implantado nas escolas municipais. Acompanhe abaixo a entrevista completa:

 

Na primeira edição, a reportagem acompanhou o vereador Zé da Farmácia durante uma de suas visitas ao Bairro Cidade Morena, onde são executadas obras para drenagem e pavimentação. Serão pelo menos 15 vias pavimentadas com o pacote de investimentos, realizado com recursos do Governo do Estado e parceria com a prefeitura da Capital.

“Sempre foi uma luta constante dos moradores para que essa obra acontecesse. Houve muito sofrimento, por aqui passava muita enxurrada”, relatou o vereador Zé da Farmácia. Ele acompanha a obra em visitas ao bairro e conversas com os moradores para esclarecer dúvidas, sempre em contato com a Secretaria de Infraestrutura. “A obra será 100% concluída e depois inicia o trabalho no Itamaracá”, ressaltou.

Ainda, durante entrevista em estúdio o vereador Zé da Farmácia detalha outras ações de seu trabalho: indicações e fiscalização em diversos bairros, meio ambiente, ações para evitar descarte irregular de entulho e causa animal. Veja abaixo o a reportagem:


Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal