ícone whatsapp

Na Tribuna, Secretário de Educação apresenta dados importantes sobre a Rede Municipal de Ensino

29.02.2024 · 11:42 · Palavra Livre

Clique na imagem para ver a galeria completa

A convite da Mesa Diretora, o secretário Municipal de Educação, Lucas Henrique Bittencourt utilizou a Tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (29) e apresentou dados detalhados sobre a situação da educação em Campo Grande.

CLIQUE AQUI para ver a apresentação completa

Ocupando o cargo de secretário de Educação em Campo Grande há um ano e um mês, Bittencourt apresentou diversos dados sobre a Rede Municipal de Ensino, que possui 8.518 professores, 267 diretores e diretores adjuntos, 695 profissionais na equipe pedagógica, 6.641 servidores administrativos e 20.297 novos alunos designados.

De acordo com o secretário, “a educação é a base de qualquer sociedade e hoje estamos aqui para conversar. Falando com alguns vereadores semana passada eu disse que a função principal do vereador é verear e a nossa função principal é aprender com vocês, receber as demandas da sociedade para que possamos avançar diariamente. Fica mais fácil quando são trazidas algumas demandas e analisadas em cima de três pilares: o ideal, o real e o possível. Assumimos a gestão da educação com muitos desafios e é mais fácil trabalharmos uma gestão quando temos apoio dessa Casa.”, afirmou.

Conforme os dados apresentados em Plenário, a Rede Municipal de Ensino possui 205 unidades escolares e 109.067 estudantes, sendo 29.904 deles no Educação Infantil, 79.163 no Ensino Fundamental, 141 de Ensino Técnico Profissionalizante Médio, 876 no EJA Ensino Fundamental e 2.004 no Atendimento Escolar Especializado (AEE).

Segundo Bittencourt, “a nossa maior demanda vem da região do Anhanduizinho, a mais populosa de Campo Grande, que corresponde por 80% da demanda. Como tivemos a construção de oito conjuntos habitacionais nessa região, precisamos também construir educação para ofertar a essa população e por isso o aumento de salas de aula se concentra mais nessa região”, disse.

O secretário salientou ainda que “estamos aí num colapso, temos em Campo Grande 13 mil crianças nascendo por ano. O custo de cada aluno em 2023 foi de R$ 12.389,65. Isso demanda um planejamento a curto, médio e longo prazo. Temos desafios? Temos, não estamos num formato ideal, mas precisamos pensar a educação como preditora pro desenvolvimento de qualquer cidadão. Temos problemas? Com certeza, mas ao lado de vocês e ao lado da prefeita vamos avançar”, destacou o secretário.

Em seu pronunciamento, Bittencourt destacou que 166 novas salas de aula serão entregues até abril. “Sabemos que a quantidade não é o ideal, mas é o possível e precisamos da ajuda dessa Casa”, afirmou.

Em aparte o presidente Carlos Auugusto Borges, Carlão, afirmou que “quando você assumiu esse cargo eu não o conhecia. E eu vi que você faz política de gestão para atender toda sociedade campo-grandense na área de educação. Vossa senhoria faz política para melhorar a educação. Aqui somos passageiros, temos que deixar um legado e você está fazendo o correto. A prefeita teve confiança de colocar o senhor lá, continue fazendo isso: uma polítiva de educação com eficácia, responsabilidade e pensando nas pessoas”, afirmou o parlamentar.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal