ícone whatsapp

Na Tribuna, enfermeira-doutora defende criação de um programa municipal de segurança do paciente em Campo Grande

27.04.2017 · 12:00 · Palavra Livre

A Sessão Ordinária desta quinta-feira (26) contou com a participação da enfermeira Arminda Rezende de Pádua Del Corona, Doutora em Cultura de Segurança do Paciente pela Universidade de São Paulo-USP, para falar sobre segurança do paciente. O convite foi feito pelo vereador Fritz.

Conforme explicou Arminda, em 2013 foi instituído o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), pelo Ministério da Saúde, que visa promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde.

Arminda ressaltou que o programa tem como objetivo melhorar a comunicação do profissional com o paciente, estabelecer a identificação correta do paciente, melhorar a administração e prescrição de medicamentos, assegurar que as cirurgias aconteçam em local e com pacientes corretos, reduzir riscos de infecção e reduzir riscos de lesão, entre outros.

“A vigilância que acompanha esse programa a nível estadual, ela quase não tem atuação nos  municípios. Vemos poucas ações da secretaria de Campo Grande nesse sentido”, criticou Arminda.

Diante disso, Arminda solicitou o posicionamento dos vereadores para exigir que o município institua um núcleo dentro da Secretária Municipal de Saúde (Sesau) para estabelecer um programa municipal de segurança do paciente, visando o acompanhamento dos procedimentos realizados no sistema público de saúde.

“A troca de nome dos pacientes, a administração errada de medicamentos, incidentes que resultam danos ao paciente, são erros cometidos em um sistema falho. Com a criação deste núcleo será possível acompanhar qualquer erro cometido pelo profissional, isso não é para punir esse profissional, e sim para melhorar o sistema e evitar erros futuros”, reforçou.

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal