ícone whatsapp

Procuradoria Especial da Mulher na Câmara e ABMCJ lançam Cartilha de Letramento na Diversidade em evento na Câmara Municipal de Campo Grande

17.07.2023 · 6:56 · Vereadora Luiza Ribeiro

Na última sexta-feira (14), a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, sob a liderança da vereadora Luiza Ribeiro (PT) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica do MS (ABMCJ) realizaram um evento memorável no plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande. O objetivo do encontro foi lançar oficialmente a Cartilha de Letramento na Diversidade, uma iniciativa que visa promover a igualdade e a inclusão em todos os níveis da sociedade.

A Cartilha de Letramento na Diversidade é uma compilação abrangente de informações essenciais que abordam a diversidade em todas as suas dimensões. Ela foi elaborada com o intuito de educar e sensibilizar a população sobre a importância de criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso, onde as diferenças sejam valorizadas e celebradas.

O evento contou com a presença de autoridades locais, pesquisadores e doutores da UFMS e UEMS, representantes da sociedade civil, membros da ABMCJ e da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, além de diversas outras personalidades engajadas na promoção dos direitos humanos e da igualdade de gênero.

Durante o lançamento, a vereadora Luiza Ribeiro destacou a importância da cartilha como ferramenta de conscientização e mudança. Ela enfatizou que a diversidade é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa e igualitária, e que é papel de todos nós trabalhar para eliminar qualquer forma de discriminação. “A Cartilha de Letramento na Diversidade ajudará a garantir dignidade e respeito às pessoas LGBTQIAPN+ e melhorar o diálogo, pois auxilia na compreensão que somos diversos”, disse.

A presidente da ABMCJ, Dra. Dirce Maria Nascimento, por sua vez, ressaltou que através da Coordenação da Diversidade da Associação foi proposta a Cartilha do Letramento na Diversidade para garantir que as pessoas aprendam a ter uma comunicação adequada e respeitosa relativo às pessoas LGBTQIAPN+.

A coordenadora de Políticas Públicas LGBT em Campo Grande, Cristiane Stefanny, lembrou as lutas das pessoas LGBTQIAPN+, que o letramento da diversidade é tão importante quanto a lei que garantiu o uso do nome social. Aproveitou a ocasião para convidar o público presente para a Parada da Diversidade que será no dia 22 de julho.

Já a delegada da Polícia Civil, Maíra Machado, informou que a cartilha será levada à DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) para os servidores e sugeriu que seja apresentada aos demais profissionais da Polícia Civil, melhorando o atendimento sobre a diversidade.

Esteve presente também a defensora pública, Zeliana Delarissa, que informou que o NUDEM (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública) realiza conversas e atividades que objetivam combater a violência doméstica e que incluirá o conteúdo da cartilha nesses debates.

O professor da UFMS, Tiago Duque, destacou a presença de uma plateia potente e que a vereadora Luiza Ribeiro não só faz a diferença, como reúne os diferentes e contribui para a multiplicação. E ainda, desejou vida longa às iniciativas de acesso a direitos e a justiça social.

A Cartilha de Letramento na Diversidade estará disponível em formato digital no site oficial da vereadora Luiza Ribeiro a partir de segunda-feira (17). A Procuradora Especial da Mulher na Câmara e a ABMCJ esperam que essa iniciativa alcance um amplo público e que suas mensagens inspirem ações concretas em prol da inclusão e do respeito à diversidade.

Paulo Victor
Assessoria de Imprensa da Vereadora