ícone whatsapp

Comissão de Educação entrega relatório que constata irregularidades em merenda nas escolas

02.07.2013 · 12:00 · Comissões

Na sessão ordinária desta terça-feira (2), a Comissão Permanente de Educação e Desporto, da Câmara Municipal, entregou à Mesa Diretora o relatório sobre a situação das escolas da REME (Rede Municipal de Ensino), em decorrência das denúncias apresentadas por pais e alunos acerca da precariedade e más condições da merenda escolar oferecida aos estudantes.

 

O relatório assinado pelos vereadores Carla Stephanini (presidente), Eduardo Romero (vice), Coringa e Juliana Zorzo, que compõem a Comissão, constatou inúmeras irregularidades após visitas realizadas no período de 10 a 12 de junho, nas Escolas Municipais “Frederico Soares” – Vila Popular, “Irmã Irma Zorzi” – Vila Coutinho, “João Cândido de Souza” – Bairro Jardim Anache, “Elpídio Reis” – Mato do Jacinto, “Profª Danda Nunes” – Vivenda do Bosque e “Arlene Marques de Almeida” – Jardim Canguru.

 

O relatório aponta que “o desabastecimento das escolas com a devida merenda escolar está prestes a ensejar um estado de calamidade na alimentação dos alunos da Rede Municipal, que são detentores de direito a uma alimentação saudável e de qualidade”, sendo que há repasse federal de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar – FNDE, através do Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE para aquisição de merenda.

 

Durante as visitas foi constatada a falta de frango, carne, peixe, ovos, achocolatado e frutas. Além de leite, margarina e legumes insuficientes ao quantitativo de alunos, também feijão entregue com data de vencimento próxima, obrigando a devolução do mesmo, por não ser possível o consumo antes do vencimento, e a utilização de “sobras” da Festa Junina (carne moída e salsicha) para incrementar a merenda do dia, dentre outras irregularidades.

 

O relatório foi entregue à Mesa Diretora da Casa de Leis para que sejam tomadas as providências cabíveis, assim como seja encaminhada uma cópia do mesmo ao Ministério Público Estadual e ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar, para conhecimento e providências. 

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal