ícone whatsapp

Ação Social promovida em Rochedinho realiza quase 400 atendimentos

17.08.2014 · 12:00 · Câmara Participativa

Os moradores do Distrito de Rochedinho em Campo Grande viveram um dia diferente e especial neste sábado (16), com a realização da Ação de Humanização e Cidadania promovida pela Câmara Municipal na Escola Municipal “Barão do Rio Branco”.

 

Ao todo foram realizados quase 400 atendimentos, nas dezenas de serviços gratuitos oferecidos, como emissão de carteira de trabalho e RG, corte de cabelo, aferição de pressão, orientação sobre higiene bucal e vida saudável com acadêmicos de Odontologia, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social e Nutrição, oficina de pipa, além de brincadeiras e recreação para as crianças feita pela Funesp e Fundac.

 

A iniciativa nasceu do pedido feito pelos alunos Anderson Vieira Gomes e Lucas Rodrigues Martins, da Escola Municipal de Rochedinho, durante Sessão Comunitária realizada pelos vereadores no local. “Eu pedi pro vereador Mario Cesar trazer algum lazer aqui para nós, porque final de semana ficamos sem nada pra fazer aqui, só temos a quadra da escola para jogar bola. Me surpreendi quando falaram que ia ter essa ação. Isso foi muito importante para nós que vivemos tão longe da cidade”, destacou Anderson. Para Lucas Martins, o sábado foi o dia mais animado até hoje. “Todo final de semana é parado aqui. Sempre esperei que isso acontecesse. Agora tivemos um dia diferente”, comemorou.

 

Segundo o diretor da Escola “Barão do Rio Branco”, Sérgio Ribas, “o evento vem trazer uma série de benefícios para essa comunidade. O maior benefício é a aproximação do Poder Público com as pessoas. Aqui elas veem que o Poder Público tem um rosto e podem ter um contato mais direto com o vereador e o prefeito. Essa ação é resultado da vontade do Poder Público”, destacou.

 

De acordo com a professora Elizena Gomes Garcia, “este evento é muito tico e faz uma diferença muito grande na vida dessas pessoas, que estão meio que esquecidas aqui”, afirmou.

 

O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar enalteceu a importância de ações sociais deste porte. “Liderar é uma missão que poucos têm, então temos a obrigação de fazer o nosso papel. Fui eleito vereador e sou usado por Deus para fazer isso. Tenho a obrigação de fazer algo mais. Não podemos ficar alheio a tudo. Pode parecer pouco, mas se cada um fizer um pouquinho, faremos muito mais. E se ouvirmos mais, vamos errar menos”, disse.

 

O secretário-adjunto da Semed (Secretaria Municipal de Educação) aproveitou a ocasião para mandar um recado aos alunos: “o estudo é a arma mais forte para transformar a vida das pessoas e da sociedade. O estudo traz algo que ninguém pode tirar de vocês: o conhecimento”, disse.

 

Segundo o coordenador do Projeto, Edivaldo Miranda, da Escola do Legislativo Municipal de Campo Grande, “essa ação é realizada por meio do apoio de algumas instituições públicas e privadas que dedicam seu tempo para atender as regiões de Campo Grande que não possuem acesso a alguns serviços. É um tempo dedicado que, ao ver nos olhos de algumas crianças a felicidade em estar em contato com atividades esportivas e culturais, que antes estavam longe do alcance deles, já compensa toda a realização dessa ação”.

 

O projeto faz parte do “Câmara Ativa”, que visa aproximar os vereadores da população de Campo Grande e contou com o apoio da Fundac, Funesp, Funsat, Semed, Agetran, SAS, Polícia Militar, Senai, UCDB, Sejusp, Unaes, Anhanguera/Uniderp, Serviço Social 2014 da Uniasselvi e Flavinho Escola de Cabeleireiros.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal