ícone whatsapp

Eduardo Romero cobra execução de processo democrático nas escolas da Reme, conforme preconiza Plano de Educação

23.02.2016 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

O vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) voltou a cobrar durante sessão na Câmara Municipal mudança no modelo de escolha para diretores de escolas e Ceinf´s da Rede Municipal de Educação (Reme). Atualmente estes cargos são por canetada do Executivo, sem eleição, o que pode caracterizar decisão política deixando de lado alguns aspectos de envolvimento na comunidade escolar.
 
Eduardo Romero, que também é professor, destaca que no processo educacional precisa ser levado em conta a capacidade técnica e também o envolvimento com a comunidade escolar. Ele afirma estar ocorrendo descaso com a educação e irresponsabilidade na tomada de decisões por parte do executivo, com base em recentes exonerações de cargos de diretores escolares que há anos se dedicavam ao posto. O que também tem provocado descontentamento e manifesto tanto de alunos quanto de pais.
 
‘Não estamos questionando nomeações ou capacidade técnica de todos que estão nessa situação nas escolas. Nosso mandato também não tem indicados nestas condições e nem pretende ter. O que queremos é a democracia que acaba também com a obrigatoriedade deste servidor pedir benção política toda vez que troca um gestor’, frisa.
 
O vereador destaca que o Plano Municipal de Educação (PME) aprovado em 2015 e publicado em Diário Oficial no dia 24 de junho do ano passado preconiza como uma das diretrizes a ‘promoção do princípio da gestão democrática da educação pública’.
 
Para o parlamentar, quando o PME traz gestão democrática da educação pública significa, entre outros pontos, ter eleição para o cargo de diretor. ‘Democracia é um processo de escolha e não nomeação, indicação. A eleição pode ter os critérios que for, mas tem que ter eleição’, defende Eduardo Romero que assina em conjunto e tramita na câmara um projeto de lei ara eleição direta de diretores na Reme.
 
Eduardo Romero ainda destaca que em junho de 2014 foi publicada uma resolução da Semed para designar ‘a Comissão Especial para estudo, elaboração e sistematização da Política de Gestão Escolar Democrática da
 
Rede Municipal de Ensino – REME.’. A lista dos membros foi publicada no mesmo ano. Agora, basta tirar do papel o que preconiza o PME.
 
 
Assessoria de Imprensa do Vereador