ícone whatsapp

Vereador Zé da Farmácia cobra melhor administração nas vagas de pediatras em UPAS

29.06.2023 · 11:56 · Vereador Zé da Farmácia

A prefeitura de Campo Grande pode deixar dois CRSs (Centros Regionais de Saúde) sem pediatras durante a madrugada. As unidades são do Aero Rancho, bairro mais populoso da cidade, e do Tiradentes.

Em sessão extraordinária ocorrida no plenário da Câmara dos vereadores, o vereador Zé da Farmácia cita sua indignação em relação a essa decisão – “A população precisa de mais médicos, mais pediatras e melhor atendimento. Alguém consegue imaginar uma mãe necessitando um médico para seus filhos, tendo que se deslocar para outra unidade por falta de pediatras? Isso éuma falta de respeito para a população”.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que essa é uma proposta e adota o termo remanejar. Já o Sindicato dos Médicos critica a possibilidade. Para cortar gastos, a administração municipal também deve reduzir total de clínicos e pediatras no período noturno.

“Essa é uma proposta de adequação dos plantões. Não há redução, apenas organização e remanejamento para onde há maior demanda. Mas não foi deliberado”, informa a Sesau.

O esclarecimento prossegue alegando que não haverá corte de pediatras. “A proposta é remanejar os profissionais que eventualmente atendiam no Aero Rancho e Tiradentes de madrugada para o dia nas demais unidades. Desta forma, a escala seria reforçada, e não reduzida. A população ganharia, pois durante o período diurno a procura é maior. De madrugada há uma redução de 80% na procura, em comparação com a manhã, tarde e noite”.

Em reunião, os parlamentares presentes citam que é uma resolução ainda não definida – “Acredito que a SESAU deverá mudar essa definição, haja vista que não podemos reter a quantidade de médicos, aliás, precisamos é de mais médicos!” finaliza o vereador Zé da Farmácia.

Assessoria de Imprensa do Vereador