ícone whatsapp

Projeto de Hemoterapia Animal, proposto por Zé da Farmácia, é aprovado em primeira discussão

07.12.2023 · 11:59 · Vereador Zé da Farmácia

O projeto de número 11148/23 que estabelece regras para o funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviço de hemoterapia veterinária em cães e gatos no município de Campo Grande, foi aprovado em primeira discussão em sessão ordinária que ocorreu hoje (07).

O vereador Zé da Farmácia apresentou justificativas que comprovaram a essência e necessidade da aprovação do projeto – “Somos a segunda cidade no Brasil a termos uma legislação sobre o assunto. A casa hoje fez história ao aprovar esse projeto, por toda nossa sociedade e pelos interesses dos animais” salientou o parlamentar.

A pesquisa e criação do projeto, foi resultado de uma união do gabinete do vereador Zé da Farmácia, com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV), que prestou toda a assistência técnica para aplicabilidade, segurança e fiscalização da lei.

A responsável da comissão técnica do CRMV, Karin Kuibida, foi convidada a subir na tribuna do plenário para citar a importância do projeto, segundo a técnica “A hemoterapia veterinária, uma área que está em expansão acadêmica e comercial, precisamos nos atentar às particularidades do serviço prestado. Seja do atendimento ao doador de sangue, sejam as particularidades
de controle de qualidade de hemocomponentes, entre outros, existem vários potenciais irregularidades que podem acontecer durante um serviço de hemoterapia e que podem prejudicar tanto o doador, quanto, principalmente, o receptor (paciente) já debilitado e que precisa da transfusão, daí a importância de se ter uma lei para assegurar todos os envolvidos” finaliza Karin.

O projeto agora irá para o executivo, onde terá o parecer de sanção ou veto, e assim, ser regulamentado “Acreditamos no poder e no peso da importância de uma lei assim, o executivo tem muito a ganhar com isso também, espero apenas celeridade na regulamentação e uma fiscalização futura que deverá agir com precisão e segurança” cita o vereador Zé da Farmácia.

Assessoria de Imprensa do Vereador