ícone whatsapp

Mesmo sem sessão solene Vereador Veterinário Francisco enaltece a importância do Zootecnista

13.05.2020 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Apesar de não poder homenagear fisicamente os profissionais de zootecnia em razão da pandemia da Covid-19 pelo Dia do Zootecnista, essa classe não é esquecida pelo Vereador Veterinário Francisco.

A homenagem a esses profissionais já virou tradição no meio Agro em Campo Grande, com Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa Marcelo de Oliveira Andreotti aos profissionais que se destacaram na área.

“Essa profissão contribui muito para dar mais eficiência ao sistema produtivo, trazendo soluções para atender às demandas do produtor rural ao aprimorar o ambiente de criação. Todas as atividades, direta ou indiretamente, colaboram para o bem-estar animal e para um desenvolvimento sustentável do agronegócio”, afirmou o Vereador Veterinário Francisco.

Na Câmara Municipal, por meio do Vereador Veterinário Francisco, foi instituído  o Dia Municipal do Zootecnista, Lei n. 5.875/2017 para reconhecer a importância desses profissionais que atuam no planejamento e execução de projetos capazes de promover e aumentar a produção animal e de alimentos, respeitando simultaneamente, o meio ambiente, o bem-estar animal, as condições socioeconômicas da população envolvida e a satisfação do consumidor final.

Além do dia, foi instituída a Medalha Legislativa que recebeu o nome do professor Dr. Marcelo de Oliveira Andreotti em razão da sua colaboração aos estudos e avanços da Zootecnia em Mato Grosso do Sul, deixando legado de conhecimentos científicos e serviços prestados à sociedade.

Segundo o vereador Veterinário Francisco, estava programada para hoje (13.05) a terceira Sessão Solene da Câmara Municipal para homenagear os profissionais, mas em virtude das regras estabelecidas desde a declaração do estado de calamidade pública, por conta da pandemia da COVID-19, a sessão foi cancelada.

O vereador lembra ainda que o Dia do Zootecnista é comemorado no dia 13 de maio em razão da criação do primeiro curso pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) em 1966 no campus Uruguaiana, e a profissão foi regulamentada pela Lei nº.5.500/1968.

Atualmente, em Mato Grosso do Sul existem quatro cursos de zootecnia, sendo que no Brasil o número chega a 115.

Para o parlamentar, a Zootecnia tem papel importante no desenvolvimento sustentável, tanto sob o aspecto produtivo e ambiental, quanto pelo ponto de vista econômico e social, e prima pela responsável atuação na mitigação das diferenças sociais.

MARCELO DE OLIVEIRA ANDREOTTI

Marcelo de Oliveira Andreotti era Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS ministrando aulas em níveis de Graduação e Pós-graduação, atuou profissionalmente na Câmara Setorial de Avicultura/Estrutiocultura na Secretaria de Estado de Produção e Turismo – SEPROTUR/MS, foi membro de Conselhos, Comissões e Consultorias ligadas ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Departamento de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS, entre outras inúmeras tarefas relevantes a Zootecnia executadas por este ilustre professor.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador