ícone whatsapp

Mesmo com campanhas, Dengue volta a ser realidade na Capital, diz Veterinário Francisco

26.02.2019 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

No começo do ano o vereador veterinário Francisco (PSB) percorreu vários bairros de Campo Grande em busca de focos do mosquito Aedes aegypti causador da Dengue, Chikungunya e Zika e alertou a população e o poder Público sobre o risco grande de Epidemia da Dengue. “Hoje eu recebi em meu gabinete denuncia de um local com um grande criatório de mosquitos Aedes aegypti, com lixo hospitalar jogado e mato alto na Rua Horto das Oliveiras, 59, no bairro Jardim Monte Alegre. O nosso gabinete já entrou em contato com a Semadur pelo fone 154 e acionamos a Sesau para que providências fossem tomadas”, explica o vereador veterinário Francisco.

O parlamentar explica que já pegou Dengue e até sua esposa também e o grande problema não é só você cuidar no seu quintal, mas fazer com que todos façam o mesmo. “Nós estamos quase batendo 300 casos de Dengue a cada 100 mil habitantes. Quase estamos em situação de emergência”, explica o vereador veterinário Francisco que também trabalhou no combate do mosquito quando era do CCZ (Centro de Controle de Zoonose).

Segundo a Sesau (Secretaria municipal de Saúde), último ano de maior incidência foi em 2016, onde nos primeiros meses do ano foram notificados 19 mil casos. Já em 2019, até o momento, foram notificados 5.700 casos.

Conforme o relato de um médico que trabalha na UPA –Coronel Antonino, somente no domingo(24) em uma hora de atendimento ele diagnosticou pelo menos dez pacientes com suspeita de dengue. “Eu atendi pelo menos 10 pacientes com suspeita de Dengue e encaminhei para fazer a sorologia para termos a confirmação da doença, na primeira suspeita já colocamos para a hidratação”, explica o médico. 

Os locais que tem mais casos de infestação do mosquito Aedes aegypti são Universitário, Cidade Morena, Jardim Paradiso, Vila Nasser, Vida Nova, Amambai, Cruzeiro, Autonomista, Estrela Dalva, Tiradentes, Cohab, Jockey Club e Sírio Libanês.

O vereador veterinário Francisco explica que em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. O parlamentar explica que em casas e apartamentos deve tomar cuidado mantendo as calhas sempre limpas, tonéis e caixas d’água tampadas. Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; Mantenha lixeiras bem tampadas; Deixe ralos limpos e com aplicação de tela; Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Já em áreas externas de casas e condomínios deve-se cobrir e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; Limpe ralos e canaletas externas; Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Força Tarefa – A prefeitura de Campo Grande está com a estratégia de aumentar equipe volante composta com 27 médicos que percorreram as unidades onde houver maior quantidade de pacientes com a doença.

Os laboratórios onde são feitos os exames para confirmar a dengue também tiveram reforço, informou a prefeitura. Os veículos responsáveis pelo fumacê nos bairros passaram de quatro para nove veículos. Na Capital, 14 regiões estão sob atenção por apresentarem alta incidência.

 

Eduardo Penedo

Assessoria de Imprensa do Vereador