ícone whatsapp

Redução nos casos e óbitos por covid-19 levam Tiago Vargas a pedir o fim da obrigatoriedade no uso de máscaras

07.03.2022 · 12:00 · Vereador Tiago Vargas

Devido à redução de novos casos e óbitos por covid-19 em Campo Grande (MS), o vereador Tiago Vargas enviou um ofício, protocolado na tarde desta segunda-feira (7), ao prefeito Marquinhos Trad, solicitando a desobrigatoriedade no uso de máscara facial. Conforme números da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), quase 80% dos campo-grandenses já foram vacinados com a primeira dose e 67% com duas doses.

Para o vereador, na maioria dos estabelecimentos se exige o uso da máscara no momento em que se adentre ao recinto, porém, em seguida, é autorizada a retirada da mesma para ingerir bebidas e alimentos. “Além disso, em diversas ocasiões, como, por exemplo, no caso da prática de atividades físicas, já não é mais obrigatório o uso de máscaras”, afirmou o parlamentar municipal.

“Verificamos também que o contágio e as mortes por covid-19 tiveram uma grande redução, o que possibilita a flexibilização dessa medida de prevenção”, ressaltou o vereador.

Tiago Vargas destaca, no documento enviado à prefeitura, que o objetivo do seu pedido é aumentar a qualidade de vida da população campo-grandense, que já sofreu com muitas limitações durante a pandemia. Ainda de acordo com o vereador, as demais medidas de segurança devem ser mantidas, para que se evite a propagação do vírus.

Segundo dados disponibilizados pela Sesau, 79,05% da população campo-grandense já foi vacinada com a primeira dose, bem como 67,91% já está vacinada com as duas doses. Da mesma forma, conforme Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, Mato Grosso do Sul registrou 04 óbitos no último dia do relatório, demonstrando considerável queda na letalidade.

“Infelizmente, esse vírus não tem prazo de validade mas, com a evidente diminuição de novos casos e mortes, é preponderante que os munícipes tenham a desobrigação no uso de máscaras, pois muitas pessoas estão sofrendo problemas respiratórios devido ao seu uso”, afirmou Tiago Vargas.

“Porém, com a queda de letalidade da doença, conforme os dados oficiais, devemos devolver, na medida do possível, a normalidade, desobrigando a população de usar máscaras”, finalizou.

Assessoria de Imprensa do Vereador