ícone whatsapp

Sancionada a lei do vereador Ronilço Guerreiro que cria política de aquisição de livros acessíveis para pessoas com deficiência visual

13.01.2023 · 9:20 · Vereador Ronilço Guerreiro

A prefeita Adriane Lopes sancionou o projeto de lei do vereador Ronilço Guerreiro que estabelece diretrizes para a execução da Política de Aquisição de Livros para o abastecimento das bibliotecas públicas municipais, em benefício de pessoas com deficiência visual. Este projeto foi apresentado e aprovado no final do ano na Câmara Municipal de Campo Grande e agora é lei na Capital.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo deverá criar mecanismos de incentivo à leitura por parte das pessoas com deficiência visual com a aquisição de livros em formato acessível, assim considerado qualquer obra disponibilizada em braile, livros gravados em formato de áudio livro, entre outros meios que possibilitem às pessoas, com total autonomia, a fruição da obra.

“É um projeto muito especial e que tenho um carinho grande, pois precisamos cada vez mais trabalhar a inclusão em todos os seus aspectos e o acesso a literatura é de extrema importância. Minha ideia é que as pessoas com deficiência visual tenham à disposição o maior número de obras e autores possíveis, dos mais variados gêneros literários e disponibilizados em todos formatos acessíveis, tendo como meta o atingimento da totalidade dos títulos disponíveis”, destacou o vereador.

A lei já está em vigor na Capital e, de acordo com o projeto aprovado, as despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. “Temos que manter o investimento na educação e na formação das nossas crianças e adolescentes. Porém é preciso um olhar para o todo e ter esses livros acessíveis é fundamental”, complementou o vereador.

Gabinete de Rua

O gabinete do vereador Ronilço Guerreiro na Câmara Municipal de Campo Grande está com atendimento presencial em horário diferenciado no mês de janeiro, das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. Entretanto, quem tem demandas de melhoria da cidade pode enviar a qualquer momento no site www.souguerreiro.com com o link do Gabinete Virtual e pelo WhatsApp do Gabinete de Rua (99909-0019).

Assessoria de Imprensa do Vereador