ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro vota pela repactuação do piso do magistério e destaca importância do diálogo para aprovação do projeto

03.10.2023 · 3:09 · Vereador Ronilço Guerreiro

Ronilço Guerreiro votou pela aprovação do projeto de lei 11.139/23 que garante a repactuação da lei 6.796/22 referente a integralização do valor do piso nacional do magistério por 20 horas. Membro da Comissão Permanente de Educação e Desporto da Casa de Leis, Guerreiro ressaltou a importância da aprovação.

“Foi uma luta que chegou ao final da forma como foi discutida em várias reuniões. Sempre digo que política se faz com diálogo e esse projeto foi desenhado assim, com a participação dos representantes dos professores, vereadores e executivo. Feliz com essa aprovação que faz justiça a essa importante categoria”, ressaltou Guerreiro.

De acordo com a proposta enviada pela prefeitura, a previsão é para o pagamento de 5% em outubro deste ano, 5% em janeiro de 2024 e 4,95% em maio de 2024. Em setembro de 2024, haverá a reposição de 30% da correção anual do piso e, em dezembro, outros 70%. O projeto autoriza ainda o Poder Executivo, entre 2025 e 2028, a operacionalizar a repactuação com reajustes de 12%, 14%, 15,79% e 10,39% nos meses de setembro de cada ano, além da reposição de 100% da correção anual do piso nos meses de maio.

“Também sou professor, sei da importância dos professores em nossa sociedade e essa valorização é fruto de um trabalho em conjunto, de muitas conversas e agora ficamos no aguardo da sanção da prefeita Adriane Lopes”, complementou Guerreiro.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), professor Gilvano Kunzler Bronzoni, agradeceu a atuação do Guerreiro. “O Ronilço esteve sempre presente em todas as discussões, defendeu o melhor para os professores e essa aprovação também é fruto dessa luta que ele abraçou junto com a categoria”, disse.

Assessoria de Imprensa do Vereador