ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro se reúne com psicólogos, assistentes sociais e secretária de gestão para discutir vagas em concurso

09.08.2023 · 4:53 · Vereador Ronilço Guerreiro

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador Ronilço Guerreiro esteve na tarde de hoje com a secretária de Gestão de Campo Grande, Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari para discutir a contratação de psicólogos e assistentes sociais para as escolas municipais. Também participaram da reunião o vereador Betinho, além de representantes das classes envolvidas.

“Não podemos ficar parados enquanto as crianças estão sofrendo emocionalmente, os professores com saúde mental abalada. Temos que tomar uma decisão e teremos um concurso agora para educação e é um bom momento para incluir vagas para profissionais da psicologia e do serviço social. Entendemos que existem dificuldades por causa da atual folha de pagamento da prefeitura, mas tem outros meios para serem avaliados e o dinheiro para despesa está garantido, que é do Fundeb”, comentou Guerreiro.

Ronilço lembrou que existe uma lei federal que garante a contratação desses profissionais, assim como uma lei municipal. “Além das leis, já destinamos emendas no orçamento para essa finalidade. Além disso, não estamos pedindo 100 profissionais de uma vez, que contrate agora dez psicólogos e dez assistentes sociais, ano que vem mais 15 e assim por diante. Temos que caminhar com isso, não apenas ficar na discussão”, reforçou o vereador.

A secretária pediu para que seja enviado o projeto para análise e disse que vai discutir o tema com outros secretários. “Não é uma decisão da gestão, mas tem que envolver as pastas de educação e finanças. Sabemos da importância desses profissionais, mas o município passa por uma situação complicada e todos os passos precisam ser bem discutidos e com cautela. Após receber o material vamos nos reunir novamente e tentar encontrar uma solução”.

O tema já foi debatido na Câmara Municipal em audiências públicas e dispõe sobre a lei 13.935/19, que fala sobre a prestação de serviço de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, e 14.113/20, que regulamenta o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Assessoria de Imprensa do Vereador