ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro reforça luta pelos direitos dos alunos que necessitam de atendimento especializado nas escolas do município 

09.02.2024 · 10:05 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro reforçou na sessão de ontem da Câmara Municipal de Campo Grande a luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista, de TDA (Transtorno do Déficit de Atenção), o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e dislexia.

A discussão aconteceu após a apresentação de um projeto do executivo municipal que retirava o direito ao acompanhamento especializado aos alunos que sofrem com esses transtornos específicos de aprendizagem. Porém, antes mesmo da sessão, o projeto foi retirado de pauta por cobranças dos vereadores e entidades representativas.

“Essa sua luta também é minha e é uma preocupação de todos os vereadores. Podem ter certeza que nesse projeto a grande maioria não votaria. Eu acredito que direitos conquistados não devem ser retirados, mas aumentado, principalmente quando se tem orçamento. Meu papel como vereador é seguir fiscalizando e cobrando para que esse recurso seja efetivamente pago”, comentou Guerreiro.

O vereador aproveitou para citar uma questão pessoal. “Eu tenho sobrinhos que são autistas e sei da luta diária para inclusão. Conheço a dificuldade das mães, dos alunos e precisamos enfrentar juntos essa luta que é um ato de empatia”, complementou.

Desde 2021 a Secretaria Municipal de Educação conta com um grupo de atendimento psicopedagógico. Porém, esse projeto que foi apresentado e posteriormente retirado, projeto pretendia mudar a lei, retirando a previsão da presença de professor auxiliar aos alunos.

Jakson Pereira

Assessoria de Imprensa do Vereador