ícone whatsapp

Ronilço Guerreiro participa de audiência pública da Sesau e cobra melhoria no atendimento à população

01.03.2024 · 8:18 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro participou da audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Campo Grande e a responsável pela Sesau, secretária Rosana Leite de Melo, apresentou os dados e respondeu os questionamentos dos vereadores.

Guerreiro cobrou melhorias ao serviço oferecido pelo município à população. “Ninguém vai a uma unidade de saúde passear, as pessoas vão porque estão doentes e precisando de ajuda, então acima de tudo é preciso ter empatia com a dor do outro. Resolvi vir para essa audiência com a camiseta do Homem Aranha para falar que grandes poderes vêm com grandes responsabilidades”, comentou o vereador.

“Tenho uma preocupação grande também com relação a saúde mental em nossa Capital, do trabalho realizado com os moradores de rua e usuários de drogas. Sempre digo que além do corpo é preciso cuidar da cabeça de nossas pessoas. Precisamos saber dos recursos para investimento nesta área”, complementou.

A audiência foi convocada pela Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis. Durante sua fala, a secretária falou sobre os recursos e despesas da pasta e as contas referentes ao 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2023. Ela assumiu o Sesau neste ano, mas estava como secretária-adjunta no ano passado e listou procedimentos ambulatoriais e hospitalares, como valores aprovados e processados entre os meses de setembro e dezembro do último ano, além de obras entregues e em andamento.

“Sabemos que gerir a saúde de uma Capital não é fácil, pois além dos moradores da cidade, tem pessoas que vêm do interior e utilizam nosso sistema, mas isso não é de hoje, então o planejamento já precisa constar com essa escala de atendimentos. O que não pode é nosso cidadão, que paga impostos, chegar na unidade de saúde e não encontrar medicamentos básicos, como a Dipirona”, destacou Guerreiro.

De acordo com relatório apresentado, nos últimos meses do ano passado foram realizadas 787.168 visitas domiciliares, 493.630 atendimentos individuais, 849.397 procedimentos, 73.698 atendimentos odontológicos, totalizando 2.203.893 a produção da Atenção Básica.

Assessoria de Imprensa do Vereador