ícone whatsapp

Projeto de Ronilço Guerreiro visa criar a Semana Municipal da Mãe Atípica e Responsável Legal Atípico

05.03.2024 · 3:02 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro apresentou projeto de lei que institui no calendário oficial de eventos de Campo Grande a Semana Municipal da Mãe Atípica e Responsável Legal Atípico. Pela proposta será anualmente realizado na terceira semana do mês de maio. Atualmente o projeto está com consulta pública aberta para a população opinar se é a favor do projeto.

De acordo com o projeto, os principais objetivos da Semana são incentivar a promoção de políticas públicas de proteção às mães atípicas e responsáveis legais atípicos; estimular a capacitação dos servidores públicos municipais da área de saúde e assistência social para o acolhimento, diagnóstico e tratamento de doenças emocionais que podem surgir decorrentes da maternidade atípica e responsabilidade legal atípica; fomentar encontros, seminários, conferências e fóruns de debates com temas de relevância social tendo como foco central a maternidade atípica e responsabilidade legal atípica; entre outros.

O vereador ressaltou na justificativa do projeto que a maternidade atípica é um termo que tenta chamar a atenção da sociedade para as necessidades da mulher que cuida de pessoas com deficiência. Para que todos percebam que ela também precisa de cuidados. “Estamos falando de mulheres que estão acometidas por várias situações, a falta do autocuidado, o desprezo, as doenças psicossomáticas, as tentativas de suicídio. São mulheres que sofrem por caminhar sozinhas. Essa lei é importante para que essas mulheres consigam obter essa rede de apoio e deixem de ser sobrecarregadas e acabem de uma vez por todas esse título de mãe guerreira”.

Os interessados em participar da consulta pública devem entrar no site https://camara.ms.gov.br/consulta-publica/

Assessoria de Imprensa do Vereador