ícone whatsapp

Prefeitura veta projeto de Ronilço Guerreiro que aumenta a quantidade de resíduos descartados nos Ecopontos: “Os trabalhadores são os mais prejudicados”, lamentou o vereador

17.04.2024 · 4:59 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro, na sessão de ontem da Câmara Municipal, afirmou que o veto total do executivo ao projeto de lei que aumenta a quantidade permitida de descartes de resíduos nos Ecopontos da Capital, passando de 1 metro cúbico para 3 metros cúbicos, prejudica muito os trabalhadores. Guerreiro ainda lembrou que o tema foi debatido em audiência pública.

“Discutimos amplamente esse tema e reunimos representantes do município, da Solurb e jardineiros que são os mais prejudicados com essa quantidade mínima de descarte. Eu acredito que política se faz com diálogo e conseguimos aprovar esse projeto conversando com a base e com executivo, por isso fiquei surpreso com esse veto”, comentou Guerreiro.

Ronilço ainda lembrou que atualmente a Capital tem apenas cinco ecopontos e com quantidade limitada de descarte, o que prejudica a população e profissionais de jardinagem. ”Na audiência pública foi geral o descontentamento. Além de serem poucos locais para destinação de entulho, essa limitação na quantidade de apenas 1 metro cúbico por vez obriga os jardineiros a saírem andando pelos ecopontos da cidade. Necessitamos de pelo menos 10 ecopontos, pois temos regiões que precisam e para fazer o descarte é necessário ir muito longe”, ressaltou Guerreiro.

Pelo projeto apresentado, tem alteração no Art. 1º com os incisos X, XI e XII do art. 3º; o parágrafo 4º, inciso I, do art. 6º; e os parágrafos 1º, 2º e 4º, do art. 14, todos da Lei 4.864, de 7 de julho de 2010, que apresenta com destaque o aumento para 3 metros cúbicos. Guerreiro também pede alteração no Art. 6º. para implementação do Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil ficam criados os Pontos de Entrega para Pequenos Volumes, facilitando a vida da população.

“Foram mudanças simples e que iriam ajudar muito aos trabalhadores. É importante esses ajustes para que não tenhamos descarte irregular em terrenos baldios ou ruas desertas, o que hoje é normal em Campo Grande. Vamos conversar para ver se derrubamos o veto”, reforçou o vereador.

Segundo a prefeitura, Campo Grande conta com cinco Ecopontos, que recebem recicláveis, demolições, mobílias, sucatas, restos de podas, eletrônicos, entre outros. Eles estão nos bairros Panamá, Noroeste, Nova Lima, Moreninhas e União.

Assessoria de Imprensa do Vereador