ícone whatsapp

Visibilidade e recurso público, destaca Papy na entrega da Medalha “Luta pela Acessibilidade e Inclusão” 

06.12.2022 · 11:58 · Vereador Papy

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador Papy (SOLIDARIEDADE) destacou em seu discurso na sessão solene de outorga da Medalha Legislativa “Luta pela Acessibilidade e Inclusão”, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, na segunda-feira (5), que é preciso dar visibilidade à causa das pessoas com deficiência e destinar recursos públicos para obter resultados das políticas públicas propostas a essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade.

“Toda vez que faço um projeto de lei, seja na causa do autismo ou na causa da pessoa com deficiência, eu digo aos vereadores que falam: por que mais um projeto sobre o autismo? Talvez esse projeto não terá um impacto tão grande. Mas eu digo que é importante o debate, é importante dar visibilidade, é importante mês a mês discutir políticas públicas para pessoas com deficiência. Mas políticas públicas não se faz sem recurso, é preciso investimento maciço dentro das políticas públicas porque apesar de ser importante essa lei, ela não adianta se não tiver investimento de recurso público para que na ponta ela tenha eficácia”, afirmou Papy.

A homenagem foi criada na Casa de Leis, em 2019, por meio da Resolução nº 1.331, de autoria do Papy. Neste ano, o vereador homenageou a arquiteta Vanessa Soares da Silva e a vice-presidente da ONG PRO D TEA, Naina Caroline Hernandez Dibo Soares. Além disso, indicou para receberem as honrarias pela Câmara Municipal a instituição Cotolengo Sul-Mato-Grossense, a Associação Pestalozzi de Campo Grande, e Carolina Spínola Alves Corrêa e Rosemeire da Silva.

A arquiteta urbanista, Vanessa Soares da Silva, é especialista em arquitetura inclusiva e sócia do Estúdio Eloo. Formada em 2017 pela universidade Anhanguera Uniderp, também fez o curso técnico em ‘Transações Imobiliárias’, estagiando no grupo Plaenge e atuando na área de vendas da Vanguard Home.

Atualmente, estuda Neuroarquitetura. Mas ao longo da sua trajetória profissional, conquistou um lugar de destaque na comunidade autista.

A outra homenageada, Naina Caroline Hernandez Dibo Soares é vice-presidente da ONG PRO D TEA que atende famílias, escolas e instituições que atendem as pessoas com autismo. Ela é ativista nacional pelos direitos da pessoa com deficiência, em especial o autismo. Além de ser integrante e assessora da MOAB – Organização Não-Governamental, sem finalidades lucrativas que trabalha pela melhoria da qualidade de vida das pessoas Autistas e familiares – e da Reunida-Autismo (Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas).

Indicações do Papy

O vereador Papy indicou duas instituições para serem homenageadas pela Casa de Leis. A Cotolengo Sul-Mato-Grossense foi representada pelo diretor-presidente, padre Valdeci Marcolino. A entidade iniciou as atividades em Campo Grande em julho de 1996. Criada pela Pequena Obra da Divina Providência, congregação religiosa fundada por São Luiz Orione, teve o objetivo de acolher pessoas com necessidades especiais de qualquer idade, sexo, cor, ou religião, visando a promoção humana, a reabilitação e a integração à sociedade.

“Hoje nós estamos sendo homenageados, lembrados. Cada um está aqui hoje dizendo: Poxa vida, nós fizemos alguma coisa. Mas é mais que isso. Penso que essa homenagem é para dizer: Olha, vocês têm que continuar. Vocês têm que ir até a porta dos nossos vereadores, dos nossos deputados, do nosso Estado, do nosso Município e dizer que precisamos de condições melhores, precisamos de espaços pensados, não apenas com projetos arquitetônicos bonitos, precisamos de espaços suaves, espaços leves”, disse padre Valdeci.

A Associação Pestalozzi de Campo Grande também foi indicada por Papy para ser homenageada. A entidade está trabalhando há mais de 40 anos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade.

São atendidos mais de 700 usuários com deficiência intelectual e/ou transtorno neuromotor de todas as idades: bebês, crianças, jovens a adultos. Os projetos ajudam a promover o acesso à educação, saúde, assistência social, lazer e trabalho.

Ainda foram indicadas pelo vereador Papy para receberem a Medalha “Luta pela Acessibilidade e Inclusão” duas visionárias a partir dos filhos diagnosticados com autismo.

Carolina Espíndola tem três filhos, sendo os gêmeos hoje adolescentes, diagnosticados autistas, em 2007, aos 18 meses de idade. É proprietária da primeira e única moradia assistida ao menor autista da região centro-oeste, TEAMORAR. Formada em Comunicação Social, habilitada em Coordenação Pedagógica Bilíngue, é estudiosa e aplicadora da Análise Funcional do Comportamento aplicada ao TEA. Fundadora e Presidente da Associação Nacional PRO D TEA, com representantes em quatro estados e mais 12 municípios de Mato Grosso do Sul.

Ela também foi coautora de decretos e normas junto ao executivo e legislativo como GTEAUT Grupo de trabalho consultivo e deliberativo das políticas públicas ao TEA de Campo Grande; do Cadastro PCD E Carteira de Identidade TEA; da política Municipal dos direitos dos Autistas, que cria o Centro Integrado ao TEA.

A outra homenageada é Rosemeire da Silva também tem três filhos, cujos filhos gêmeos foram diagnosticados com autismo em 2010. Formada em administração e recentemente se formou em educação física. Em 2015, teve um sonho de ter um espaço adequado para seus filhos, com o objetivo de propiciar aprendizados lúdicos e que também fossem felizes, sem julgamentos e preconceitos. 

O sonho aos poucos se tornou realidade e, hoje, tem o espaço Integrar, um local de acolhimento a pessoas com TEA e seus familiares, onde, podem usufruir de momentos agradáveis, interação, atividades lúdicas, respeitando a individualidade de cada um. Por motivação a essa causa (autismo), se tornou uma profissional de Educação Física, especializada em atendimentos a pessoas com Transtorno Espectro Autismo.

Assessoria de Imprensa do Vereador